Bolachas há muitas!

AE VS bolachas web | Auchan&Eu

Bolachas – Aquele snack prático que quase toda a gente tem na despensa, carteira, secretária ou mesmo até no carro!
Mas será que são assim tão saudáveis? Afinal, quais são as suas vantagens nutricionais? Como escolher a melhor bolacha no mundo interminável das bolachas?

Leia o nosso artigo até ao fim e descubra todas as respostas a estas perguntas!

Nutricionalmente falando – as bolachas são uma fonte de hidratos de carbono com um teor variável de açúcar e gordura. Mas é esse “teor variável” que faz com que uma bolacha passe de um snack saudável para uma bomba calórica. Para saber em que patamar estão as suas bolachas favoritas tem de ignorar designações como “integral”, “rico em fibra” ou “sem sal” e analisar o rótulo completo.

E agora, ao ler “analisar o rótulo completo” pensou de imediato: “Ai o rótulo… Aquele bicho-de-sete-cabeças! Cheio de palavras complicadas que não se entendem.”.

Já aqui escrevemos alguns artigos sobre como analisar rótulos, mas descanse que desta vez vamos ajudá-lo a analisar o rótulo específico das bolachas para que saiba escolher a mais indicada para si.

Indo por fases, a análise do rótulo das bolachas segue esta ordem:

  1. Avaliar Lista de Ingredientes:
    a. Extensão (curta ou longa).
    b. Composição (especial atenção aos açúcares, gorduras e aditivos alimentares).
  2. Avaliar Tabela Nutricional

Ou seja, na hora de escolher qual a bolacha a colocar no carrinho de compras deve optar por aquela que tem a lista de ingredientes mais curta e simples (com menos aditivos alimentares, vulgarmente designados como E’s).

De seguida, certifique-se que o açúcar e as gorduras vegetais não existem ou estão nos últimos ingredientes.

Relembramos que a lista dos ingredientes aparece por ordem decrescente: os primeiros ingredientes são os que têm maiores quantidades e os últimos menores quantidades.

Logo, se compra um pacote de bolachas em que o primeiro ingrediente é uma gordura vegetal ou um açúcar (mel, melaço ou qualquer palavra que termine em “ose” – sacarose, maltose, glucose, frutose e dextrose) isso significa que essas bolachas são constituídas na sua grande maioria por isso mesmo.

Passando agora à informação nutricional, tenha em conta os seguintes critérios:

  • O valor energético/calórico deve ser inferior a 400kcal/100g;
  • Os açúcares (“dos quais açucares”) devem ser inferiores a 6g/100g e ser naturalmente presentes;
  • As gorduras totais devem ser inferiores a 15g/100g ou conter essencialmente gorduras insaturadas;
  • Teor de fibra superior a 10g/100g;
  • Teor de sódio inferior a 1mg/100g.

Abaixo encontra uma tabela com a informação nutricional de algumas bolachas comercializadas em qualquer superfície comercial.

valores bolachas 1 | Auchan&Eu

Tendo todas estas informações em conta importa salientar que, por serem produtos processados, não existe o Santo Graal das bolachas. Existem, sim, algumas bolachas que cumprem alguns destes critérios – são elas as bolachas tipo “Cream Cracker”, as bolachas integrais (trigo), as bolachas tipo Marinheiras e as tortitas de milho e de arroz.

Sempre que for às compras na sua loja Auchan pode ainda encontrar ajuda, para seleccionar as suas bolachas, procurando as que estão identificadas como “Produto Azul” porque fazemos esta selecção de acordo com o teor nutricional, identificando os produtos nutricionalmente mais equilibrados em cada categoria de produto.

A partir de agora tem aqui este pequeno tutorial de como saber escolher a melhor bolacha para si, pois bolachas há muitas!

Sara Martins,
Nutricionista Auchan Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3103N