Depois das festas: dieta Detox… ou talvez não

AE depois das festas web | Auchan&Eu

As festas de Natal e de Ano Novo são, quase sempre, sinónimo de exageros alimentares e o oposto em termos de exercício físico. Ou seja: muita ingestão e poucas calorias gastas. Daí que chegados a 2 de Janeiro, sentimos necessidade de fazer um detox.

Mas não há problema nenhum, vamos à internet e procuramos “Dieta Detox” ou “Dieta Pós Festas” e logo aparecem várias opções, geralmente repletas de sumos ou batidos verdes que prometem desintoxicar até o corpo mais nutricionalmente “mal tratado” durante as festas. Uma dieta com sumo ou batido verde ao pequeno-almoço, e às refeições intermédias e com sopa nas refeições principais de certeza que resulta! E, quanto mais difícil for seguir, mais resultados a dieta vai ter, certo?

Errado!

Comecemos pelo princípio: uma alimentação saudável também pode incluir excessos esporádicos.

E o Natal é, por excelência, um período em que os excessos são permitidos e não é preciso que eles venham acompanhados de peso na consciência. Se a alimentação for equilibrada, completa e variada (seguindo as regras da Roda dos Alimentos), não vão ser 15 dias de uma alimentação menos cuidada que vão fazer a diferença na nossa saúde. Depois destes dias, há que retomar a dieta habitual, que se pretende que seja cuidada e saudável.

Detox já faz o nosso corpo todos os dias.

Quando está saudável, o nosso corpo tem a capacidade de desintoxicar, para isso temos órgãos como o fígado e os rins cujas funções passam por depurar o corpo das toxinas evitando que se acumulem. Se podemos ajudar através do que comemos? Sim, podemos! Mas não precisamos inventar a roda para o fazer, ou sujeitar o corpo a uma dieta demasiado restritiva. O segredo está na consistência e em ter uma alimentação equilibrada a longo prazo. Se é esse o seu caso, após as festas só tem que retomar a sua alimentação habitual, se habitualmente não tem uma alimentação saudável, então este pode ser o momento para começar a ter, já pensou nisso?

Então o que é mesmo importante garantir para ter uma alimentação saudável após as festas (e ao longo de todo o ano)?

Aumente o consumo de líquidos

Beba, pelo menos, 2 l de água por dia. Manter o corpo sempre hidratado contribui para o desintoxicar das substâncias nocivas. É através da urina, e do suor, que os elementos tóxicos são eliminados. Se tem dificuldade em beber água simples, pode optar por chás ou infusões, sem açúcar adicionado, ou por sumos naturais de fruta. Aproveite todas as refeições do dia para ingerir algum líquido.

Saiba como pode aumentar o consumo de água.

Aumente o consumo de fibra

A fibra alimentar ajuda ao normal funcionamento intestinal e no controlo da glicémia e da saciedade. Prefira os hidratos de carbono complexos e integrais como pães e massas e arroz integrais. E aumente o consumo de legumes, leguminosas (feijão, grão, lentilhas, entre outros) e fruta (de preferência com casca).

Comece as refeições principais com uma sopa de legumes

A sopa, quando feita à base de vegetais e legumes, é dos melhores e nutricionalmente mais ricos alimentos. Veja só: é uma forma de ingerir água, é rica em vitaminas, minerais e fibra e tem um teor muito reduzido de gordura (só deve adicionar um pouco de azeite no final da cozedura), tendo um valor calórico muito reduzido.

Iniciar o almoço e o jantar com um prato de sopa vai aumentar a saciedade e enriquecer a sua refeição. Isto não quer dizer que pode eliminar as saladas ou legumes do prato principal, antes pelo contrário: eles devem sempre representar 50% do seu prato.

Evite ou elimine alimentos prejudiciais

Uma alimentação saudável é aquela que fornece ao nosso organismo todos os nutrientes necessários e nas quantidades corretas. E, sim, há alimentos que poucos benefícios nutricionais têm, porque simplesmente não fornecem nutrientes que nos sejam necessários. Estamos a falar de alimentos com adição de açúcar, gorduras ou sal e de alimentos muito processados ou preparados com recurso a confeções onde se utiliza muita gordura (por exemplo, gratinados ou fritos).

  • Opte por alimentos frescos e naturais e alimentos magros (com menor teor de gordura, por exemplo, lácteos magros, carnes brancas e peixe)
  • Utilize ervas aromáticas e especiarias para temperar (evitando a adição de sal)
  • Dê preferência ao azeite, enquanto gordura a adicionar nas suas saladas e confeções
  • Evite o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas

(Re)comece a atividade física

Independentemente se o objetivo é ou não perder peso, há que lembrar que o corpo humano não foi feito para estar parado. Assim, ele precisa de atividade física para se manter saudável. E, se pretende perder peso, a atividade física é ainda mais necessária porque promove o gasto energético. Já para não falar dos benefícios psicológicos e na autoestima.

Assim sendo, vale tudo para pôr o corpo a mexer. Desde a simples caminhada, à dança, à musculação e até mesmo trocar o elevador pelas escadas ou sair uma paragem antes para fazer o resto do caminho a pé.

Precisa de um pequeno empurrão para começar? Espreite estas 10 dicas!

Durma bem

Sim, sim, dormir é essencial! Siga todas estas dicas e, no final do dia, tenha um sono descansado de, pelo menos, 8h. É durante o sono que o nosso corpo recupera e descansa, não descure de algo tão importante.

Saiba mais sobre como ter o sono descansado.

cátiagouveia | Auchan&Eu

Cátia Gouveia Miguel
Nutricionista Auchan
Ordem dos Nutricionistas Nº 1757N