Algumas dicas para umas férias mais saudáveis!

Dicas para umas férias mais saudáveis

A nutricionista Maria Gama, autora do blog Põe-te na linha, dá-lhe algumas dicas para que as suas férias sejam mais equilibradas.

Se vai de viagem, é importante que se organize para conseguir manter uma alimentação saudável mesmo durante esses dias. Se não o fizer, vai acabar por ir parar ao café ou ao restaurante e comprar “qualquer coisa” para comer. É garantido que esse “qualquer coisa” terá um baixo valor nutricional e não será uma das melhores escolhas alimentares! Isto porque os alimentos normalmente à venda nesse tipo de estabelecimentos têm um elevado valor calórico e são ricos em gordura e açúcar.

Acredito que, quando vamos de férias ou de viagem, se torne mais difícil resistir a tentações a que normalmente não estamos expostos.

Mas mesmo assim é sempre possível fazermos escolhas acertadas! Lá porque vamos de férias, não quer dizer que tenhamos de usar justificações como “quando vou de férias não tenho acesso a alimentos saudáveis”.

Primeiro, e como sempre, é preciso organização! Neste caso, penso que o mais importante é planear com antecedência. Claro que carregar marmitas, alimentos e snacks de um lado para o outro não é bem o que nos apetece fazer em tempo de férias, mas isso não pode ser usado como desculpa para não ter uma alimentação saudável nestes dias.

frutos | Auchan&Eu

Aqui ficam algumas dicas para umas férias mais saudáveis:

  • Faça as suas refeições e snacks no dia anterior à viagem
    Se deixar para o próprio dia, com tanta coisa para organizar, algo vai ficar para trás. Pode levar flocos de aveia para os pequenos-almoços. Depois, no dia seguinte, basta juntar um iogurte!
  • Compre diversos lanches que sejam fáceis de transportar na mala
    • Cenouras
    • Frutas (de preferência fáceis de comer, como a maçã, a pera ou a banana)
    • Frutos secos (nozes, amêndoas)
    • Fruta desidratada
    • Bolachas de milho ou arroz (em sacos individuais)
    • Triângulo de queijo fundido
    • Iogurtes bebíveis
    • Ovos cozidos
    • Latas de atum
    • Latas de grão cozido
  • Pense em quantas horas irá estar fora de casa
    Faça as contas aos lanches que serão precisos para todo o dia. Se o almoço é às 13h e o jantar apenas por volta das 21h, tem de fazer dois lanches. Mais vale levar a mais do que a menos! É sempre aconselhável levar comida a mais para uma emergência.
  • Não se esqueça da garrafa de água!
    Temos de estar sempre hidratados
  • Além da alimentação, não esquecer também todos os produtos de acessório
    Como, por exemplo, o protetor solar
ovo praia300 | Auchan&Eu

Vai fazer praia?

Pode levar sempre a sua lancheira atrás, com alimentos que lhe permitam manter uma alimentação saudável.

Veja alguns exemplos:

  • Snacks
    • Fruta
    • Bolachas de milho ou arroz
    • Ovos cozidos
    • Iogurtes naturais ou de aromas
    • Palitos de cenoura ou pepino
    • Tomate cherry
    • Queijo fresco
  • Almoço – Salada fria
    • Massa espiral / couscous
    • Atum ao natural
    • Frango desfiado
    • Peixe desfiado
    • Ovo cozido
    • Delícias do mar
    • Alface
    • Tomate
    • Cebola
    • Beterraba
    • Pimento vermelho
    • Couve coração
    • Courgete

Vai para um hotel com tudo incluído?

Pode não ter acesso a todos os alimentos pretendidos, mas acredito que encontre alguns deles. Por exemplo:

  • Pode comer ovos, pão ou cereais ao pequeno-almoço
    Se colocar manteiga, não coloque fiambre nem queijo e vice-versa. Além disso, ninguém o impede de levar os seus flocos de aveia consigo!
  • Às refeições principais peça a opção do menu que não inclua fritos e molhos
    Se tiver batatas fritas, pode pedir para substituírem por arroz (já fiz isso bastantes vezes)
  • Peça sempre que lhe tragam legumes ou salada a acompanhar
amoras300 | Auchan&Eu

Não arranje desculpas para não conseguir, mas sim uma forma de o conseguir!

De facto, o mais fácil é realmente organizar-se e andar “sempre com comida atrás”. No entanto, e como é óbvio, quando estamos em férias apetece-nos sempre jantar fora e sair um bocadinho da linha, mas ninguém diz para não o fazer. Só que deve fazê-lo com conta, peso e medida! Se comer alguma coisa de diferente ao almoço, já não deve fazer o mesmo ao jantar. Se comer um gelado à tarde, deixe a sobremesa de lado ao jantar e vá dar uma caminhada.Além disso, não se esqueça que as férias são a melhor altura para começar a praticar exercício físico. Tempo não lhe falta! Defina um horário e vá todos os dias fazer uma caminhada.

Maria Gama, Nutricionista e autora do projeto Põe-te na linha
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1727N