Descodificador de símbolos

AE VS certificacoes web scaled | Auchan&Eu

Já reparou no grande número de símbolos, que povoam as embalagens de produtos alimentares, mais ou menos processados? Todos eles foram desenvolvidos para dar informação rápida aos consumidores sobre vários assuntos, mas será que conhece todos e sabe o que querem dizer?

Para o ajudar, aqui fica uma lista de símbolos com respetiva explicação

0000 rainforest alliance w400 | Auchan&Eu

Rainforest Alliance

É um certificado ecológico, associado à promoção da responsabilidade ambiental, igualdade social e viabilidade económica para as comunidades agrícolas, sensibilizando para a não desflorestação, promoção da reflorestação, melhoria da saúde dos agricultores e proteção dos direitos dos trabalhadores e das suas famílias1.

A sua presença identifica um produto total, ou maioritariamente, composto por ingredientes originários de quintas e florestas certificadas pela Rainforest Alliance, cuja gestão segue diretrizes rigorosas da SAN (Sustainable Agriculture Network) – uma rede de agricultura sustentável. Estas incluem rigorosos critérios de proteção ambiental, responsabilidade social e sustentabilidade económica, visando melhorar as condições de vida dos trabalhadores e das comunidades locais e, simultaneamente, proteger e conservar espécies de animais e plantas, solos e o meio aquático.

0001 sem gluten | Auchan&Eu

Crossed Grain Trademark (GCT) ou Sem glúten

O glúten corresponde à fração proteica de trigo, centeio, cevada, aveia ou suas variedades cruzadas e derivados destes. A doença celíaca caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten e, por isso, a ingestão de cereais que o contenham pode prejudicar a saúde das pessoas portadoras da doença, devendo, por isso, evitá-los2.

O símbolo CGT (Crossed Grain Trademark) representa o símbolo internacional sem glúten, sendo uma referência de fácil identificação, aquando da aquisição do produto, para quem, por opção ou necessidade, segue uma dieta “isenta de glúten”.

No caso deste símbolo estar presente na embalagem de determinado artigo, significa que aquele produto tem um teor máximo de 20 mg de glúten por quilograma (kg) de alimento.

0009 ae sem lactose | Auchan&Eu

Sem lactose

A lactose é o açúcar naturalmente presente no leite que, para ser utilizada como fonte de energia, tem de ser dividida nos seus dois monossacarídeos (açúcares simples): glicose e galactose. Essa divisão é realizada por uma enzima (lactase) que, numa pessoa intolerante à lactose, possui a sua atividade reduzida/ausente3.

Nestes casos, para uma digestão mais facilitada, devem ser consumidos produtos sem lactose.

A Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) considera aceitável a menção “sem lactose” em produtos que contenham leite ou produtos lácteos, cujo teor de lactose seja inferior ao valor detetável em laboratório4. Esta menção não pode surgir nos alimentos naturalmente isentos de lactose, por não ser permitido sugerir um produto com características especiais, quando estas são inerentes a todos os seus similares5,6.

0002 ae bio | Auchan&Eu

Biológico da União Europeia (UE)

A produção biológica assenta numa gestão das explorações agrícolas e produção de alimentos de forma sustentável, através de boas práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, preservação dos recursos naturais, e bem-estar animal, com recurso exclusivo a substâncias e processos naturais7.

Este logotipo assegura que o produto cumpriu condições específicas de produção, processamento, transporte e armazenamento e, no caso dos produtos transformados (sujeitos a tratamentos como aquecimento, fumagem, maturação, etc.) indica que, pelo menos, 95% dos ingredientes de origem agrícola que o compõem são biológicos7.

Ademais, os 5% restantes têm de obedecer a condições específicas, tais como: um ingrediente não se pode encontrar na forma biológica e não biológica, não são aceites organismos geneticamente modificados (OGM), aromas ou corantes artificiais, a sua transformação não pode ser fonte de poluição ambiental, entre outras7.

0004 vegan | Auchan&Eu

V-Label

Este símbolo foi lançado pela União Vegetariana Europeia e está disponível em duas variantes, o selo vegano e o vegetariano8, que permitem a identificação clara de produtos desta natureza.

O símbolo vegano só pode constar de produtos que não sejam de origem animal e cujas etapas de produção/processamento não impliquem a utilização de suplementos com ingredientes e componentes, adjuvantes/auxiliares de processamento, ou substâncias semelhantes a aditivos de origem animal9.

O selo vegetariano só se pode encontrar em produtos considerados vegetarianos, isto é, que cumpram os requisitos apresentados para os produtos veganos, ainda que na sua produção possa ser adicionado/usado: leite, colostro, ovos, mel, cera de abelhas, própolis ou suarda, incluindo lanolina derivada da lã de ovelha viva9.

0008 especialidade tradicional garantida | Auchan&Eu

Especialidade Tradicional Garantida (ETG)

Visa salientar aspetos relacionados com as tradições inerentes ao fabrico ou composição de um produto, sem se associar a uma área geográfica delimitada. Este símbolo aplica-se a produtos alimentares e agrícolas e a sua rotulagem é obrigatória para todos os produtos a que se destina10.

Simplificando, por exemplo, o Presunto Auchan Serrano Bodega ETG é um presunto sujeito a uma certificação que não protege a origem do produto, mas sim as suas técnicas de criação, produção e elaboração tradicionais e, por isso, deve cumprir com os regulamentos estipulados. Apesar de a sua produção poder ocorrer em qualquer local, o seu método de produção está protegido11.

0006 opt.736w | Auchan&Eu

Denominação de origem protegida (DOP)

Este símbolo indica uma forte ligação dos produtos com o seu local de fabrico, devendo todas as fases de produção, transformação e preparação ocorrer na região delimitada12.

Por exemplo, o azeite Auchan Mmm! Virgem Extra DOP Trás-os-Montes tem de ser produzido integralmente nessa região, sendo utilizadas diversas variedades de azeitona apenas dessa região.

Já nos vinhos, para obterem este selo, as uvas integrantes têm de provir exclusivamente da área geográfica onde são produzidos11. A rotulagem é obrigatória para estes produtos alimentares e agrícolas, e facultativa para os vinhos, podendo não apresentar o símbolo na sua garrafa.

0007 indicacao geografica protegida | Auchan&Eu

Indicação geográfica Protegida (IGP)

Este é um símbolo que identifica um produto originário de um determinado país, local ou região, que possui determinada qualidade, reputação ou outras características devidas, essencialmente, a essa origem geográfica12.

É aplicável tanto a produtos alimentares e agrícolas, como a vinhos (rotulagem facultativa para estes últimos). Indica que, pelo menos, uma das fases de produção, transformação ou preparação ocorre na região de origem, e, num vinho, significa ainda que pelo menos 85% das uvas utilizadas provêm exclusivamente da área geográfica onde são efetivamente produzidos13.

Ou seja, por exemplo, o Queijo Auchan Mmm! Mestiço De Tolosa IGP é necessariamente produzido no(s) concelho(s) de Nisa, Crato, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Monforte, Arronches, Alter do Chão, Campo Maior, Avis, Elvas, Fronteira, Gavião, Ponte de Sôr ou Sousel, no distrito de Portalegre, por meio de técnicas ancestrais. Contudo, o leite utilizado na sua produção não provém exclusivamente de animais nascidos e criados nestas regiões específicas11.

0007 indicacao geografica protegida | Auchan&Eu

Indicação geográfica específica para bebidas espirituosas e vinhos aromatizados (IG)

A nomenclatura IG num produto protege o nome originário de um país, região ou localidade sempre que uma qualidade específica, reputação ou outra característica da bebida espirituosa ou vinho aromatizado se deva essencialmente à sua origem geográfica11.

Ainda que, para a maioria dos produtos, pelo menos uma das fases de destilação ou preparação ocorra na região, não é necessário que as matérias-primas provenham desse local.

Exemplificando, o Irish Whiskey IG é fabricado, destilado e amadurecido na Irlanda desde o séc. VI, contudo, as matérias-primas utilizadas não provêm exclusivamente da Irlanda.

0003 logo producao controlada | Auchan&Eu

Produção Controlada Auchan

Este símbolo reflete o compromisso que a Auchan assume com os seus produtores e um modo de produção sustentável, que respeita o ambiente, o bem-estar animal e o desenvolvimento social14. Um produto com este símbolo significa que é:

  • bom – satisfaz e cumpre as expectativas do consumidor
  • respeita o ambiente – assenta numa produção sustentável, com respeito pelo ambiente e biodiversidade
  • é socialmente responsável – advém de uma produção que apoia a comunidade e os pequenos produtores face ao emprego, equidade, sustentabilidade e produção local
  • economicamente viável – viáveis e sustentáveis a longo prazo, do ponto de vista económico, e com um preço acessível)15.

Saiba mais sobre a Produção controlada Auchan.

Disponibilizamos uma tabela, onde pode encontrar esta informação de forma sucinta, que pode descarregar ou guardar no seu smartphone e, assim, levá-la consigo para o momento das compras.

Desta forma, não lhe faltarão ferramentas para, rapidamente, ser um expert a descodificar os símbolos presentes nas embalagens!

Referências bibliográficas:

  1. Alliance R, Marcas DAS. E MARCAS REGISTRADAS RAINFOREST ALLIANCE. 2020
  2. REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 828/2014 DA COMISSÃO de 30 de julho de 2014 Relativo aos requisitos de prestação de informações aos consumidores sobre a ausência ou a presença reduzida de glúten nos géneros alimentícios
  3. Lomer, M.C., G.C. Parkes, and J.D. Sanderson, Review article: lactose intolerance in clinical practice–myths and realities. Alimentary pharmacology & therapeutics, 2008. 27(2): p. 93-103
  4. DGAV. Nota orientadora relativa à menção ao teor de lactose na rotulagem de géneros alimentícios. 2016
  5. Decreto-Lei n.º 74/2010 de 21 de Junho. Diário da República n.º 118/2010, Série I de 2010-06-21. Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Lisboa
  6. REGULAMENTO (UE) N.o 1169/2011 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 25 de Outubro de 2011 relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios
  7. REGULAMENTO (CE) N.o 834/2007 DO CONSELHO de 28 de Junho de 2007 relativo à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos e que revoga o Regulamento (CEE) n.o 2092/91
  8. Associação Vegetariana Portuguesa. O Selo [Internet]. Certificado Vegetariano; [consultado em 2021 oct 25]
  9. Associação Vegetariana Portuguesa. Sobre a V-Label [Internet]; [consultado em 2021 oct 25]
  10. REGULAMENTO (CE) N.o 509/2006 DO CONSELHO de 20 de Março de 2006 relativo às especialidades tradicionais garantidas dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios
  11. Comissão Europeia . Alimentação, cultura e pesca- Segurança e qualidade dos alimentos [Internet]. Rótulos de qualidade: Os regimes de qualidade explicados; 2020 [consultado em 2021 oct 25]
  12. REGULAMENTO (UE) N.o 1151/2012 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 21 de novembro de 2012 relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios
  13. REGULAMENTO (CE) N.o 510/2006 DO CONSELHO de 20 de Março de 2006 relativo à protecção das indicações geográficas e denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios
  14. Auchan. Produtos da nossa marca de Produção Controlada. [Internet]. Auchan&eu: Ser responsável; [consultado em 2021 oct 25]
  15. Auchan. Relatório de Sustentabilidade 2020 [Internet]. 2020

Filipa Saloio, Estagiária de Dietética e Nutrição da ESTeSL
Informação validada pela Equipa de Nutricionistas Auchan