Alimentos que fazem sorrir – Curgete

Benefícios da curgete: Descubra!

A curgete é um hortícola que existe em múltiplas variedades. E é altamente recomendado o seu uso na nossa dieta. Pertence à família Cucurbitaceae, apresenta uma textura macia, com um elevado teor em água (94%). Cada unidade pesa aproximadamente 450 g e inclui 86 kcal de energia. Conheça os benefícios da curgete.

De uma forma geral, os hortícolas são baixos em calorias.

Além disso, apresentam uma pequena quantidade de proteínas, lípidos e hidratos de carbono. Estes últimos são os nutrientes que fornecem calorias, além da fibra. Adicionalmente, têm alto teor em água (mais de 90%), fibra, vitaminas e minerais. Isto significa que são excelentes aliados para o controlo do apetite e manutenção de um peso saudável.

A curgete é um alimento isento de gordura.

Nomeadamente a saturada. Tem baixo teor de açúcares, o que explica o facto de possuir tão baixo valor energético.
Além disso, é uma fonte de ácido fólico, que contribui para a normal função psicológica e do sistema imunitário. Além disso, reduz ainda o cansaço e a fadiga. Adicionalmente, fornece vitamina C. Contribuíndo para o aumento da absorção de ferro. E ainda para o normal funcionamento dos vasos sanguíneos e sistemas nervoso e imunitário.

Embora a sazonalidade deste hortícola seja de abril a outubro, a curgete pode ser adquirida em qualquer altura do ano.

Assim, encontra-se disponível fresca ou congelada. Ambas as opções são saudáveis e nutritivas.

Tendo em conta os benefícios da curgete, devemos incluí-la na nossa alimentação. E existem várias maneiras de o fazer! Aqui ficam algumas sugestões:

  • Base da sopa – juntamente com outros hortícolas, a curgete pode ser utilizada na confeção das sopas. Este é um prato imprescindível, que contribui para a adequada ingestão diária de água, vitaminas e minerais
  • Salteada – constitui um ótimo acompanhamento vegetal para o seu prato. Pode ainda adicionar outro tipo de vegetais a esta preparação
  • No forno ou grelhada – temperada com ervas aromáticas ou também com queijo ralado. Pode servir de acompanhamento vegetal no prato ou como um snack saudável
  • Na pizza – cortada em cubos ou rodelas, pode ser utilizada como topping ou como base de pizza
  • Na lasanha – para quem pretende fazer refeições menos calóricas, mas não menos saborosas. As tiras de curgete podem substituir a massa
  • Recheada – pode ser recheada com carne, peixe ou ovos, em conjunto com outros alimentos. Se prefere evitar estas fontes convencionais, pode optar por outros legumes e cogumelos
  • Saladas e massas – pode ser utilizada tanto nas saladas, que constituem uma refeição (saladas de massa), como nas que servem de acompanhamento.  Aproveite também para conhecer a nossa receita de massa penne com curgete

Equipa de Nutricionistas Jumbo