Conhece a diferença entre um sumo e um néctar de fruta?

AdobeStock 11919473 web | Auchan&Eu

Normalmente, dá-se o nome de sumo de fruta a qualquer bebida que tenha fruta na sua composição. Mas será que esta é a designação mais correta?

Chamamos sumo de fruta ao produto que é obtido a partir da parte comestível de frutas, sãs e maduras, frescas ou refrigeradas/congeladas. O sumo deverá ter a cor, aromas e gosto característicos da fruta de onde provém.
Mas também chamamos “sumo de fruta” ao produto que se obtém quando se junta água e produto concentrado de fruta; este concentrado consiste num sumo de fruta(s) em que parte do teor de água original foi eliminado. A designação também se mantém quando ao sumo se junta o polme da fruta (que é obtido, por exemplo, através da trituração da parte comestível de frutos inteiros ou descascados, sem eliminação do sumo).

Por sua vez, os néctares de fruta são obtidos através da adição de água aos sumos. O néctar poderá ainda ter adição de açúcares e/ou mel, embora nem todos os néctares contenham estes ingredientes.

Já os refrigerantes são bebidas constituídas pela diluição de água em sumo ou polme de frutas (com ou sem aromatizantes) e extratos vegetais. A bebida resultante pode ser aromatizada ou gaseificada.

Assim…

O sumo de fruta é uma bebida que não pressupõe a adição de açúcares nem gaseificação com dióxido de carbono, ou outros componentes que não provenham da fruta.

Por isso, da próxima vez que for ao supermercado, esteja atento à rotulagem das bebidas. Confirme se a bebida que costuma comprar é de facto um sumo de fruta!

Joana Costa
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº2074N