O açúcar comum pode ser obtido através da cana-de-açúcar ou da beterraba, embora o açúcar de beterraba só tenha sido descoberto no Séc. XVIII.
Atualmente existem 131 países produtores de açúcar. Destes, 79 países produzem açúcar de cana-de-açúcar e fornecem 3/4 da produção mundial de açúcar. O maior produtor é o Brasil, seguido da Índia.
Na União Europeia, o consumo de açúcar de cana corresponde a menos de 15% do açúcar consumido, sendo que o resto é proveniente da beterraba sacarina.
A cana-de-açúcar é uma espécie agrícola pertencente à família das Gramíneas, ao género Saccharum, espécie officinarum, sendo utilizada principalmente para a produção de açúcar e etanol. Na produção de açúcar, a cana-de-açúcar, depois de colhida, sofre um processamento que origina um xarope, a partir do qual o açúcar é cristalizado.
O caule, por vezes, é consumido fresco ou utilizado para fazer sumo de cana. Este pode também ser utilizado para produzir etanol através da fermentação (bebidas como cachaça, rum e outras bebidas alcoólicas).
Veja nesta tabela os valores nutricionais da cana-de-açúcar:
Como se pode observar, a cana-de-açúcar é constituída por 100% de açúcar, pelo que deve ser consumida com moderação!
Equipa de Nutricionistas Auchan