Como ter uma alimentação saudável na praia

No Verão ir à praia é o programa preferido de muitos. Muitas vezes surge a dúvida: “o que posso levar para a praia para manter uma alimentação saudável?”. Durante este período de calor, passamos muitas horas fora de casa e, para aproveitar o dia, convém preparar uma boa lancheira. À semelhança do resto do ano, devemos ter cuidado com a nossa alimentação e, em particular, com a quantidade de líquidos que ingerimos, devido ao calor que se faz sentir. Não pense que levar comida saudável para a praia é uma tarefa difícil. Pode levar sandes e saladas frias já preparadas de casa, por exemplo. Mas não se esqueça do mais importante… o que colocar na sandes ou na salada.

  • Sandes: pão de centeio, mistura ou integral com frango, atum (em água), ovo, camarão, fiambre de perú ou frango, queijo fresco
  • Saladas: massa de cotovelinhos ou quinoa com frango, atum (em água), ovo, legumes (aproveite e coloque também alface, tomate, beterraba, pimento ou cenoura, brócolos, espinafres, agrião. Se quiser temperar, utilize na salada azeite e vinagre – nada de molhos 🙂 )

Além disso leve snacks para comer durante o dia, como por exemplo:

  • Palitos de cenoura. Pode acompanhar com frutos secos ou húmus
  • Tomate com queijo fresco
  • Fruta e frutos secos
  • Iogurtes naturais
  • Bolachas de arroz ou milho
  • Frasco de aveia e iogurte
  • Ovos cozidos com legumes

É importante que acondicionem tudo muito bem, ou seja, coloquem placas de gelo para manter tudo fresco.

E depois… não fique o dia todo deitado na toalha! Caminhar, jogar raquetes ou correr, são atividades que dão particular prazer na praia 🙂 E, claro, não se esqueça do protetor solar!

 

Maria Gama,
Nutricionista e autora do projeto “Põe-te na linha
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1727N