Comer sopa para uma vida mais saudável!

As sopas são um alimento essencial e fundamental na nossa alimentação, uma vez que combinam diversos legumes cozinhados. Existe uma grande diversidade de opções diferentes que trazem imensos benefícios importantes para a saúde.

Pela sua riqueza nutricional e baixo valor calórico, a sopa deveria estar presente em todas as refeições principais, preferencialmente no início das mesmas, uma vez que sacia e ajuda a regular o apetite.

Idealmente, as sopas devem ser constituídas por uma base de abóbora, chuchu ou courgette, com ou sem batata, juntando-se depois legumes de folha verde que podem ou não serem triturados.

Em determinadas ocasiões, pode ser também servida como prato principal, optando pela introdução de leguminosas (feijão, grão, ervilhas e lentilhas) e também com peixe, carne ou ovos como fonte de proteína.

Assim sendo, o consumo de sopa traz diversas vantagens para a nossa saúde:

  • Contribui para preencher as necessidades de água no organismo;
  • Fornece fibra e melhora o funcionamento do trato intestinal; regulando também os níveis de colesterol e da glicémia após as refeições.
  • O seu conteúdo de legumes fornece minerais, vitaminas, fibras e nutrientes protetores que ajudam o organismo a manter-se saudável.
  • Também ajuda a manter um peso saudável, contribuindo para uma maior saciedade. Quando come sopa, consegue controlar melhor a quantidade de alimentos que vai ingerir de seguida. Vários estudos indicam que as pessoas que consomem sopa com regularidade apresentam índices de massa corporal mais baixos.

Em resumo, comer sopa regularmente é indispensável para uma alimentação saudável e equilibrada!

Ana Estrela, Nutricionista Jumbo,
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1097N

PUB PUB