Comer bem com diabetes

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O padrão alimentar da pessoa diabética não tem de ser pouco variado nem deixar de ter sabor. Os “cozidos e grelhados” são um mito ao qual não tem de se restringir.
Construir e manter um padrão alimentar saudável que lhe agrade, isso sim, deve ser uma das suas maiores prioridades. Afinal, ter uma adequada alimentação é um fator preponderante para obter um bom controlo da sua glicemia e fatores de risco, prevenindo complicações.
Estabeleça princípios orientadores no seu dia-a-dia que lhe permitam:

  • não passar longos períodos de jejum entre refeições (que tal um lembrete no telemóvel?!);
  • ter sempre hortícolas em ambas as refeições principais (sopas, saladas e legumes confecionados);
  • limitar o consumo de sal, tornando-se um verdadeiro especialista em especiarias e ervas aromáticas que tantos benefícios e sabor trazem às refeições, diminuindo bastante (ou quem sabe, totalmente!) a quantidade de sal que “necessita” de utilizar para temperar os seus cozinhados; e
  • mesmo nos dias festivos, fazer as melhores opções, aproveitando para levar novas receitas ou produtos saborosos e saudáveis para que todos tenham o privilégio de se deliciar da melhor forma!

Esclareça sempre as suas dúvidas junto dos profissionais de saúde que o acompanham e encontre a melhor forma de se sentir bem com a sua diabetes: comendo bem!

 

Vera Fernandes, Nutricionista do Programa de Alimentação Saudável
do Jumbo. Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1581N.

E porque todos os dias são bons para se ter hábitos saudáveis…
Faça aqui o download do calendário de 2016 que distribuímos no 9º Fórum da Diabetes!