Ceia – sim ou não?

| Auchan&Eu

Ceia… talvez sim ou talvez não, dependendo do horário das suas refeições e das horas a que se deita. Ficar a estudar, a trabalhar ou a ver televisão é comum e muitas vezes é sinónimo de vontade de comer antes de deitar, ou mesmo durante as horas que antecedem.

Se o jantar é por volta das 20 e se a sua hora de se deitar é por volta das 1 ou 2 da manhã, é normal que já sinta fome e por isso mesmo faz sentido que queira uma ceia. Não se deve ir para a cama com fome e deixe de lado a ideia de que comer à noite engorda. Seja como for, é claro que tem de ter atenção às opções que faz, porque caso opte por bolachas, doces ou sobremesas, poderá mesmo aumentar de peso. Além disso, para além da questão do excesso de peso, é fundamental nunca esquecer que este tipo de alimentos são ricos em açúcar e gordura e contribuem imenso para piorar o nosso estado de saúde.

Outro aspeto que é importante não esquecer é saber distinguir “fome” de “vontade de comer”, já que normalmente, à noite, quando estamos relaxados depois de um dia de trabalho, é bem mais provável que nos apeteça passar a noite a petiscar e a comer alimentos que nos confortem, como o chocolate ou a bolacha de chocolate que está na despensa. É importante que tenha atenção a quantidade e qualidade dos alimentos escolhidos, que devem estar definidos no seu plano alimentar.

O desafio passa por fazer as escolhas mais acertadas, comendo apenas o necessário. Há diversas opções, e estas podem ir de encontro a todos os gostos. O importante é pensar “estou com fome, mas vou fazer uma opção saudável”.

Aqui ficam algumas ideias:

  • Pode optar por juntar uma porção de frutos secos e acompanhar com um iogurte natural ou magro de aromas. Para quem sente a vontade de crocante, é uma boa opção.
  • Há quem aprecie umas torradas antes de ir para a cama. Mas o que lhe parece substituir por panquecas de aveia? Acabam por ter uma consistência semelhante e ficam ótimas a acompanhar meio queijo.
  • As bolachas de arroz são também uma sugestão, principalmente para quem precisa de ´trincar´. Pode partir aos bocados e polvilhar com canela para ficarem semelhantes a pipocas.
  • Para uma opção mais quente, que tal um bolo na caneca? Só precisa de flocos de aveia, ovo e banana. Uma sugestão saborosa e doce para uma noite agradável.
  • E não esquecendo os mais gulosos, uma banana esmagada (aquecida no micro-ondas), polvilhada com canela e frutos secos, é uma combinação perfeita.

 

Maria Gama, Nutricionista e autora do projeto Põe-te na linha
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1727N