O que a pera tem de bom

AE VS pera | Auchan&Eu

A pera é o fruto da pereira, uma árvore do género Pyrus L. pertencente à família das Rosáceas. Segundo dados do INE (2018/2019), depois da laranja, maçã e pêssego, a pera é um dos frutos mais produzidos em Portugal, para consumo em fresco. A região agrária Oeste e do Ribatejo compreende 87% da área e assegura 89% da produção nacional. Relativamente às variedades produzidas em Portugal, a variedade Rocha é a dominante, representando 98% do pomar nacional de pereiras. Outras variedades são a Carapinheira, a Pérola, D. Joaquina e William’s.

Ainda relativamente à pera Rocha, a nível nacional existe uma “Denominação de Origem Protegida” (DOP) para a pera Rocha, “Pera Rocha do Oeste”. Esta é caracterizada por ter cor branca ou amarela clara e ser macia, granulosa, doce, não ácida, muito suculenta e de perfume ligeiramente acentuado. Para além destas características intrínsecas, a pera Rocha apresenta como vantagem face às outras variedades, o facto de ter uma excelente capacidade de conservação e resistência ao transporte e manuseamento, que se traduz na possibilidade de ter uma época de comercialização durante os 365 dias do ano, sem comprometer a qualidade.

Composição nutricional e benefícios da pera

As frutas fornecem várias vitaminas, minerais, hidratos de carbono simples (frutose) e fibra solúvel. São também fontes importantes de antioxidantes (licopeno, polifenóis,…), os quais têm como principal função a prevenção de vários tipos de cancro, e do envelhecimento celular, prevenção da ação de radicais livres e das doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dever-se-á promover o consumo de, pelo menos, 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas) diariamente, correspondendo a 5 porções destes alimentos, de forma a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

A pera é constituída por 85% de água e contém alto teor de fibra. Uma dose de pera (cerca de 160g) fornece 3.52g de fibra. Uma das fibras presentes na pera (principalmente na casca) é a pectina que, sendo uma fibra solúvel, apresenta muitos benefícios, tais como:

  • efeitos sobre o tempo de digestão no estômago e no intestino delgado, contribuíndo para maior saciedade
  • absorção de esteróides prejudicais para a parede intestinal
  • diminuição da quantidade de colesterol absorvida, contribuíndo assim para a diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo
  • regulação de hormonas produzidas nas paredes digestivas e no pâncreas

A pera fornece ainda 4% da dose de referência para vitaminas E e C e 8% para o potássio, um mineral importante para a normal função muscular e regulação da pressão arterial sanguínea.

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Veja as nossas sugestões de receitas com pera:

Referências bibliográficas:
  1. Cunha, A. P., Silva, A. P. & Roque, O. R. 2003. Plantas e produtos vegetais em fitoterapia. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa
  2. Pêra Rocha do Oeste DOP
  3. Featured pear Bartlett

Marisa Gomes do Vale
Nutricionista Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 3066NE