Os morangos são uma delícia. Sabia que também fazem bem?

Benefícios dos morangos: Descubra-os!

O morango é uma fruta que dispensa apresentações. Seja pela sua cor, pelo seu aroma ou pelo seu sabor refrescante, é difícil não ser conquistado por este belo fruto.

Mas, para além disso, o morango é também um alimento do ponto de vista nutricional muito interessante.

O morango é uma fruta muito pouco calórica. Cada 100 gramas, sensivelmente 5 morangos, fornece apenas 34 kcal. Tem um teor de açúcar reduzido, com cerca de 5 g de açúcar por 100g. Para além disso, também apresenta um índice glicémico baixo. O Índice glicémico refere-se à quantidade de açúcares libertados na corrente sanguínea, após a ingestão de um alimento rico em Hidratos de Carbono. Quanto mais baixo for o IG, melhor.

Por outro lado, o morango também é uma excelente fonte de fibra, com 2 g de fibra por cada 100 g de morangos.

Esta combinação de pouco teor de açúcar, baixo índice glicémico e alto teor de fibra, torna o morango um fruto aliado de pessoas diabéticas. Sendo assim, é facilmente tolerável por estes e, inclusivamente, auxiliam no controlo dos açúcares sanguíneos.

No que diz respeito às vitaminas, o morango é uma importante fonte de vitamina C, vitamina A, betacaroteno e folatos.

Esta combinação de vitaminas é importante, uma vez que:

  • fortalece o sistema imunitário
  • reduz a probabilidade de doenças oculares
  • melhora a visão
  • protege a pele e auxilia a reparação dos danos, ocorridos nesta com o passar dos anos
  • controla os níveis de colesterol no sangue

O morango é também rico em vários antioxidantes e polifenóis. Antioxidantes são substâncias capazes de combater a degradação celular, causada por radicais livres e podem auxiliar na manutenção de uma boa saúde. Alguns desses antioxidantes são a quercetina e a antiniacina. Estes têm caráter anti-inflamatório e, além de protegerem o sistema imunitário, também auxiliam para uma boa saúde do coração, ao reduzir a pressão arterial e reduzir o LDL (coresterol “mau”).

Estas são apenas algumas das muitas razões pelas quais devemos comer morangos.

Especialmente na sua época, que vai de maio a agosto.

Referências bibliográficas:
  1. Peso e Porções de Alimentos, Ana Goios et al. 2016

  2. Tabela de composição de Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge

  3. Nutritional skin care: health effects of micronutrients and fatty acids, Boelsma E et al. 2001

  4. Quercetin, Inflammation and Immunity, Yao li et al, 2016

  5. Calendário de fruta e legumes na época ideal. Deco Proteste, 2018

Luís Pedro Silva, Nutricionista Jumbo
Membro da Ordem dos Nutricionistas Nº 3664N