Benefícios do dióspiro

Estamos em pleno outono! Os dias estão mais curtos, já nos apetece vestir aquela camisola mais grossa e a barriga pede algo mais quente e doce para ajudar a suportar o frio. E para isso nada melhor do que aproveitar o fruto da época – o Dióspiro!

O dióspiro (Diospyros kaki) é um fruto proveniente da China, de onde foi levado para a Índia e para o Japão onde é cultivado desde o século XVII. De cor alaranjada, pele lisa e sabor muito próprio, é um fruto sensível que merece destaque pelos seus valores nutricionais.
Uma porção de 100g de parte edível é composta maioritariamente por água e fornece 58 calorias. De destacar também os níveis de vitamina A que correspondem a 22% da dose diária recomendada (DDR) e de potássio (11,5% da DDR).

A nível fisiológico, graças à sua constituição em fibras solúveis como mucilagens e pectinas, este fruto traz benefícios na regulação do funcionamento intestinal e das glicemias, promove a saciedade e diminui os níveis de colesterol total e de colesterol LDL.
Também é um protetor de radicais livres devido à sua riqueza em compostos antioxidantes como a vitamina A (betacaroteno), tendo assim um papel importante no envelhecimento.

Agora que já conhece mais um pouco sobre este doce fruto, aproveite para o consumir enquanto estamos na sua época. Mas tenha em atenção o seu manuseamento, pois o dióspiro tem uma pele muito sensível. Pode optar por comprar o fruto ainda duro e deixar amadurecer em casa, visto que o processo de amadurecimento é rápido e pode ainda ser acelerado se for colocado junto a outras frutas, como por exemplo a banana. Isto acontece porque o etileno libertado por esta fruta induz o amadurecimento noutra que esteja próxima.

Nutricionista Sara Martins
Ordem dos Nutricionistas 3103N

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