Benefícios da uva

Benefícios da uva

A uva é uma fruta, proveniente da planta videira (do latim Vitis, L.), uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e flores esverdeadas. Originária da Europa e da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado.

O bago da uva é constituído pelas grainhas, pelicula e polpa, fazendo parte da sua composição uma grande variedade de compostos polifenóis, incluindo flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol.

A evidência científica tem vindo a sugerir ao longo do tempo que o consumo alimentar regular destes compostos, traz diversos benefícios para a saúde, devido às suas capacidades:

  • Antioxidante
  • Anti-inflamatória
  • Anti plaquetária

Assim, o consumo de uvas, aliado a uma dieta completa, equilibrada e variada contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia.

Dados os seus benefícios, deve incluir de forma equilibrada a uva na sua alimentação

Sendo que esta pode ser consumida ao natural, seca ou em sumo. Conheça, através das nossas receitas, formas saudáveis de incluir a uva na sua alimentação. Esta receita de lombinho de porco com compota de uva é um ótimo exemplo.

Tenha ainda em conta que uma porção de uvas equivale a 8 a 10 bagos e que a sua pelicula deve ser consumida, uma vez que é onde se encontra a maior concentração de flavonoides.

Referência bibliográfica:

Ana Marta Anjos
Nutricionista Estagiária Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 2723NE

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