Banana – Alimentos que nos fazem sorrir

Benefícios da banana: Saiba quais são

A banana pode ter sido a primeira fruta a ser cultivada no mundo. Sendo assim, foram encontradas evidências do seu cultivo na Nova Guiné já em 8.000 a.C.

A bananeira é classificada como uma erva perene arborescente (semelhante a uma árvore). A banana é uma fruta tropical, considerada uma baga, constituída por uma polpa doce e macia.

Existe evidência científica de que poderá haver benefícios da banana, para a saúde, tais como:

  • prevenção de cãibras ou dores musculares,
  • controlo do sistema nervoso
  • controlo da compulsão por doces

Do ponto de vista nutricional, este fruto pode ser um dos seus melhores aliados.

Segundo os valores apresentados na tabela, a banana contém um elevado teor de hidratos de carbono. Desta forma, constitui uma boa fonte energética.

Para além disso, é rica em potássio (que ajuda na regulação dos níveis de água no corpo) e tem ainda, na constituição, compostos antioxidantes. Exemplo disso são a dopamina e as catequinas.

Valores nutricionais da banana
Se acha que a banana é um fruto que engorda, desengane-se. Ao cumprir as recomendações do consumo de 5 porções de hortofrutícolas por dia, a banana pode perfeitamente fazer parte do seu dia-a-dia alimentar.

Mesmo sendo rica em amido e açúcar, a banana tem um baixo índice glicémico.

Neste sentido, parece não ter qualquer efeito adverso, quando consumida com moderação.
No entanto, em alguns casos, como em pessoas que sofram de doença de Crohn ou colite ulcerativa, poderá haver a necessidade de limitar o seu consumo. Pode não ser aplicável a todos os casos, podendo surgir desconfortos intestinais que são desaconselhados a quem sofre destas doenças inflamatórias.

Os principais benefícios da banana são:

  • prevenção de cãibras, por ser uma fonte de potássio. É, por exemplo, interessante o seu consumo em pessoas que pratiquem desporto regularmente
  • boa fonte de energia, pelo elevado teor de hidratos de carbono de absorção lenta
  • regulação da pressão arterial, também devido ao seu teor de potássio
  • redução do apetite e ajuda no processo digestivo, pelo seu teor de fibra (através da regulação do trânsito intestinal

Veja algumas sugestões de receitas com banana, que poderá experimentar.

Para o pequeno-almoço:

Para snacks ou lanches:

Para a refeição principal:

Para as sobremesas:

Ana Sofia Amaral
Nutricionista Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas Nº 2868