Arraial em casa! Aproveite os Santos Populares

AE VS arrail em casa web | Auchan&Eu

De norte a sul do país, seja qual for a comemoração dos Santos Populares, certamente que não faltará a sardinha assada em casa. Sempre acompanhada de pão/broa de milho, de caldo verde e de pimentos assados.

A sardinha apresenta maior teor em gordura nos meses de junho, julho e agosto, sendo esta a altura em que se verifica o seu maior consumo. Este é considerado um peixe gordo que apresenta vários benefícios nutricionais, nomeadamente ser rico em ácidos gordos ómega-3 (fundamentais para o desenvolvimento e manutenção cerebral e normal funcionamento cardiovascular), ser rico em proteínas de elevado valor biológico (são proteínas melhor aproveitadas pelo organismo), ser uma importante fonte de zinco, ferro, cálcio, vitaminas D e B12 e por apresentar um teor de colesterol relativamente baixo.

Como habituais acompanhamentos temos o pão/broa de milho, que pode ser um substituto à batata (pela sua riqueza em hidratos de carbono), o caldo verde (onde a couve portuguesa apresenta um elevado teor de vitamina A, fundamental para a manutenção de uma visão normal) e o pimento (que tem alto teor de vitamina C, contribuindo para o normal funcionamento do sistema imunitário).

Sugestões para uns Santos Populares mais saudáveis:

  • Diminuir a adição de sal na confeção das sardinhas assadas, dos pimentos e do caldo verde (nomeadamente através da diminuição ou eliminação de chouriço no caldo verde)
  • Optar por fazer um molho de alho picado, salsa, orégãos e azeite, aumentando o sabor e aroma dos alimentos
  • Acompanhar a refeição com legumes variados (pimentos assados, legumes cozidos, salada)
  • Optar por sumos 100% de fruta ou água aromatizada (por exemplo, com citrinos, canela, hortelã… evitando a adição de açúcar)
  • Aproveitar para se mexer, aumentando a atividade física, com caminhadas e dança durante as festas

Aproveite para ver outras dicas sobre santos populares.

Celebre de forma saudável em casa!

Ana Sofia Amaral, Nutricionista Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas N.º2868