Apetece-lhe algo? Que tal fruta desidratada?

O que é a desidratação?
A desidratação é um processo utilizado na conservação de alimentos que consiste na aplicação de calor em condições de temperatura, humidade e circulação do ar cuidadosamente controladas. O objetivo do processo é remover a maior parte da água naturalmente presente num alimento por meio da evaporação, através da aplicação de calor.

Vantagens e Desvantagens
No caso da fruta, durante este processo ocorre a redução do seu peso bruto e do volume, através da eliminação da água e de partes não comestíveis como o caroço e as sementes. Estas alterações permitem o aumento do tempo de vida útil do alimento (através da diminuição da atividade microbiana), tornando-o menos perecível. Isto também facilita o seu armazenamento, transporte e comercialização e, em alguns casos, levando a uma redução de custos.

Para além disso, é um processo económico em relação a outros métodos de conservação e que permite reduzir o desperdício alimentar e as quebras na pós-colheita. Outras das características tem a ver com o sabor e com a textura crocante final, tornando-os em snacks práticos, apelativos e ao mesmo tempo capazes de nos satisfazer a fome.

Contudo, apesar de a fruta desidratada conservar a maior parte das propriedades da fruta fresca, ocorrem algumas alterações resultantes do processo de desidratação, como a perda de algumas vitaminas sensíveis ao processo, tal como a Vitamina C (ácido ascórbico), o caroteno e a tiamina (Vitamina B1).

Durante o processo são utilizados antioxidantes para prevenir algumas reações que provocam o ranço das gorduras e o escurecimento dos hidratos de carbono. Apesar disso, o produto final é caracterizado por um sabor e textura apelativos e uma utilização simples e conveniente, não necessitando de nenhuma preparação prévia ou adicional.

Exemplo
Snack de maçã desidratada
– É um snack que apresenta um alto teor de potássio (640mg/100g) e alto teor de fibra (12,4g/100g).

Referências: 

Gava A. , Silva C., Frias J.,Tecnologia dos alimentos. Principios e Aplicações.2008
USDAUSDA II

Equipa de Nutricionistas Jumbo

PUB PUB