Alimentos que fazem sorrir – Melancia

Nada lembra mais o verão do que uma deliciosa melancia fresquinha. Suculenta, doce e refrescante, a melancia é tão versátil que pode ser disfrutada simplesmente como sobremesa, em sumos, gelatinas, saladas ou gelados de fruta. É a fruta ideal para levar na marmita da praia e é tão adorada que é sempre boa ideia levar umas fatias extra, já que os seus vizinhos de toalha também vão ficar com água na boca!
Tem apenas 30 calorias por 100g e cerca de 92% da sua composição é água, o que contribui para a hidratação e a saciedade sem sair da linha. No entanto, como tem um sabor doce, surgem sempre dúvidas quanto ao facto de a melancia ser um fruto recomendado ou não. Na realidade, a melancia tem um índice glicémico alto (IG 72/120g1), o que significa que aumenta rapidamente o nível de açúcar no sangue, mas uma carga glicémica baixa (CG 5), ou seja, tem poucos açúcares na sua composição para entrarem em circulação. O truque para que a melancia seja um excelente aliado para a saúde é simples: não abusar nas quantidades.

Tal como qualquer fruto vermelho, a melancia também é rica em licopeno, exercendo uma ação antioxidante no organismo, diminuindo a chave-mestra para muitas doenças – a inflamação.
Uma grande curiosidade nutricional da melancia é o facto de conter citrulina na sua composição. A citrulina é um aminoácido não proteico metabolizado através da conversão em arginina, que reduz a fadiga, melhorando a função muscular, sendo também uma ajuda na oxigenação cerebral. Caso seja alérgico à citrulina, fica uma nota importante: tenha em atenção aos alimentos e suplementos alimentares que sejam ricos neste aminoácido.

Se até a sua fatia lembra um verdadeiro sorriso saudável, é porque a melancia merece o seu lugar no pódio dos alimentos que fazem sorrir.

 

Tânia Miguel Soeiro, Coach da Your Challenge, Formadora e Nutricionista do Nutrihome.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0588N.

PUB PUB