Alimentos e Beleza

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Um consumo alimentar adequado tem um impacto direto na saúde e bem estar de cada um de nós. Já sabemos que uma alimentação saudável é uma alimentação variada, equilibrada e completa, mas sabia que aquilo que inclui no seu prato se reflete na sua aparência?

Os alimentos têm diversas propriedades e, alguns deles, podem ser promotores de saúde.

A saúde e a beleza estão interligadas, uma vez que podemos considerar “beleza” um bom estado de saúde, por exemplo, da pele ou do cabelo. Ou seja, zonas do corpo que, diariamente, se encontram mais expostas às agressões do meio e ao processo natural de envelhecimento1.

Da cebola ao salmão, todos estes alimentos têm propriedades com um efeito benéfico na sua aparência.

Salmão – Pele

Rico em omega-3 é fonte de EPA e DHA, ambos são 2 tipos de ácidos gordos poliinsaturados.

O DHA é um componente estrutural da pele que contribui para a sua manutenção. Uma membrana celular saudável resulta numa pele macia, hidratada e flexivel, evitando o aparecimento de rugas.

O EPA previne o envelhecimento prematuro da pele e, ao gerir a produção de óleo, reduz o risco de acne. É um aliado nos dias de maior exposição solar, bloqueando a libertação de substâncias que danificam o colagénio2.

Papaia – Unhas

Para umas unhas fortes e saudáveis, não deixe de consumir vitamina C diariamente, tente incluir ½ papaia (85% VRN*) no seu dia.

A vitamina C é essencial para a produção de colagénio, que contribui para manter a força e integridade das unhas3. Existem mais alimentos fonte de vitamina C, como a conhecida laranja (71% VRN*), o kiwi (90% VRN*) ou os morangos (59% VRN*). Lembre-se de variar o consumo das suas frutas!

Ovos – Cabelo

São ricos em proteína (35% VRN*) e biotina, essenciais para a saúde e crescimento capilar. A deficiência destes nutrientes está associada à queda de cabelo4.

Experimente substituir algumas refeições de carne ou peixe por ovos e inspire-se nas nossas receitas:

Para manter a cor de cabelo natural, consuma alimentos fontes de ferro, como leguminosas (de 40 a 55% do VRN, dependendo da leguminosa) e os vegetais de folha verde escura (17% VRN*)! O ferro é essencial no transporte de oxigénio pelo organismo, preservando a pigmentação e atrasando o aparecimento de cabelos brancos4.

Ananás – Dentes

Os dentes estão revestidos por uma película de proteínas salivares. Esta camada protege os dentes mas também absorve os pigmentos dos alimentos, causando manchas.

O ananás, ao dissolver naturalmente a película que reveste os dentes, torna-se um aliado para evitar a descoloração e o aparecimento de machas5.

Atenção: Não substitui a lavagem dos dentes após as refeições.

Cenoura – Olhos

Para uns olhos hidratados e brilhantes, não se esqueça de incluir cenoura na sua alimentação.

A cenoura é rica em vitamina A (117% VRN*), sendo esta uma vitamina essencial na manutenção da visão, ajudando a prevenir infeções ou doenças oculares6,7.

Para um snack saudável, pode partir as cenouras e comer com húmus.

Marisco – Lábios

Ostras (910% VRN*), mexilhões (41% VRN*) e outros mariscos, são ricos em zinco e baixos em calorias, contribuem para uns lábios rosados e hidratados, sem feridas8.

Défices de zinco tornam-se evidentes quando os lábios se encontram gretados e os cantos laterais da boca inflamados9.

Delicie-se com as nossas receitas:

Cebola – Pernas

Uma boa circulação sanguínea ajuda a prevenir o inchaço das pernas.

A cebola é uma fonte de antioxidantes flavonóides de excelência, que beneficiam a saúde cardíaca, melhorando o fluxo sanguíneo e a inflamação das veias. Sendo ainda um aliado contra a formação de varizes10.

A ingestão de cebola ajuda a reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas como a elevação da pressão arterial e dos triglicéridos11. É um alimento versátil, pode ser usado como base de qualquer refogado, bem como em saladas ou caramelizada.

Experimente esta receita:

*VRN: Valor Referência do Nutriente, percentagem que constitui uma quantidade significativa de determinado nutriente
Referências bibliográficas:
  1. Conheça o PNPAS • PNPAS [Internet]. Alimentação Saudável. 2020 [cited 2021Mar30]
  2. Hjalmarsdottir F. 17 Science-Based Benefits of Omega-3 Fatty Acids [Internet]. Healthline. 2018 [cited 2021Mar30]
  3. Goodson A. Top 8 Vitamins and Nutrients for Healthy, Strong Nails [Internet]. healthline. 2018 [cited 2021Mar30]
  4. Raman R. The 14 Best Foods for Hair Growth [Internet]. healthline. 2018 [cited 2021Mar30]
  5. Nunez K. 5 Foods That Help Whiten Teeth [Internet]. healthline. 2021 [cited 2021Mar30]
  6. Silver N. 7 Best Foods for Healthy Eyes [Internet]. healthline. 2020 [cited 2021Mar30]
  7. La carence en vitamine A [Internet]. LA NUTRITION DANS LE PAYS EN DVELOPPEMENT. [cited 2021Mar30]
  8. West H. The 10 Best Foods That Are High in Zinc [Internet]. healthline. 2018 [cited 2021Mar30]
  9. Link R. Can Vitamin Deficiencies Cause Chapped Lips? [Internet]. healthline. 2020 [cited 2021Mar30]
  10. Kubala J. The 14 Best Foods to Increase Blood Flow and Circulation [Internet]. healthline. 2018 [cited 2021Mar30]
  11. Kubala J. 9 Impressive Health Benefits of Onions [Internet]. healthline. 2018 [cited 2021Mar30]

 

Filipa Canadas – Estagiária do curso de Dietética e Nutrição da ESTeSL

Informação Validada pela Equipa de Nutricionistas Auchan