Alimentação para um bronzeado saudável

A pele é o nosso maior órgão, que necessita de tantos ou mais cuidados como outra parte do organismo. Tendo como principal função a defesa contra ataques externos, principalmente no Verão, devido à exposição solar intensa e ao descuido com a hidratação, poderão surgir lesões ou insolações.

A hidratação é o foco!

Começando pela hidratação externa

Através da aplicação de cremes e loções hidratantes, adequadas ao seu tipo de pele e da esfoliação semanal, de maneira a eliminar as células mortas da pele e estimular a produção de melanina, conseguindo assim um bronzeado uniforme.

No entanto, não descure a hidratação interna

“Cuidar do corpo de dentro para fora”, através da ingestão de pelo menos 2 a 2,5 litros de água diariamente. Sendo que 1,5 litros deverão provir de água por si, e os restantes complementados por:

  • alimentos
  • chás frios
  • águas aromatizadas
  • água de coco
  • sumos 100% fruta
    Sempre sem adição de açúcar

Estes, para além de hidratarem, fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes que atuam e reduzem os radicais livres. E, portanto, previnem as lesões causadas pelas exposição solar (perda de elasticidade e luminosidade e desidratação), para além da manutenção de uma pele sã e uma barreira íntegra para proteção do nosso organismo, e consequentemente, fortalecimento do sistema imunitário.

Em relação aos alimentos, sabe-se que quanto mais coloridos, maior a diversidade de nutrientes.

Muitos desses são capazes de estimular e manter o bronzeado, como é o caso dos:

Alimentos que contêm beta-caroteno

Pigmento antioxidante, precursor da vitamina A, que ajuda na manutenção de uma pele normal e do sistema imunitário. Portanto, confere uma proteção contra os danos provocados pela exposição solar e envelhecimento da pele. Para além de participar ativamente na produção de melanina (proteína responsável pela coloração da pele e cabelo, além de proteger o DNA das células contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol)1.

Encontra-se essencialmente em hortofrutícolas de cores laranjas, amarelas e vermelhas. No entanto, também se verificam nos verdes. Na lista seguinte, apresentamos os alimentos, por ordem decrescente, de teor de beta-caroteno2:

  • cenoura
  • acelga
  • alface roxa
  • malagueta
  • manjericão
  • batata-doce
  • cebolinho
  • salsa
  • espinafres
  • nabiças
  • beldroegas
  • tomilho
  • estragão
  • couve galega
  • pimento
  • funcho
  • agrião
  • rúcula
  • manga
  • fisális
  • dióspiro
  • melão e meloa
  • abóbora

Alimentos com Vitamina C

A vitamina C, para além de ter propriedades antioxidantes, estimula o aproveitamento da vitamina A e está presente em citrinos, frutos vermelhos, kiwi, abacaxi e hortícolas verde folhosos. Esta vitamina contribui, ainda, para o fortalecimento do sistema imunitário e para a formação de colagénio, assegurando a elasticidade e luminosidade da pele, ideal para uma pele bronzeada.

Alimentos com Vitamina E

Tal como a vitamina C, a vitamina E tem um papel importante no fortalecimento do sistema imunitário, conferindo às células proteção contra danos e oxidações indesejadas, provocadas por agentes externos (como é o caso da exposição solar), para além de retardar o processo de envelhecimento da pele3. Podemos encontrar vitamina E nos seguintes alimentos:

  • azeite
  • óleo de girassol
  • frutos oleaginosos
  • sementes
  • gema de ovo

Lembre-se, para garantir um bronzeado perfeito deve:

  • Manter um consumo diário de água, sumos 100% fruta, chás, águas aromatizadas e hortofrutícolas variados
  • Respeitar o horário de exposição solar. Tente evitar a exposição direta entre as 11h e as 16h
  • Proteger-se com a aplicação frequente de protetor solar, com fator de proteção adequado ao seu tipo de pele, e usufrua de chapéus, bonés e óculos de sol

Assim irá conseguir aproveitar o verão e adquirir um bronzeado saudável, sem comprometer a sua saúde!

Poderá encontrar várias opções bem hidratantes e que potenciam o bronzeado:

Referências bibliográficas:
  1. B-Carotene and other carotenoids in protection from sunlight
  2. Tabela de Composição dos Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
  3. A Fruta na Alimentação – APN


Daniela Cação, Nutricionista Auchan

Membro da Ordem dos Nutricionistas, nº4295N

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