As algas comestíveis são algas que podem ser introduzidas na alimentação humana ou utilizadas na preparação de outros alimentos. Estas podem ser classificadas como algas verdes (Chlorophyceae), vermelhas (Rhodophyceae) ou castanhas (Phaeophyceae), sendo que a sua composição varia em termos do seu teor proteico (algas verdes e vermelhas possuem um maior teor proteico) e mineral (as algas castanhas possuem maior teor de minerais). A utilização das algas marinhas na alimentação humana é cada vez mais frequente também devido às suas propriedades nutricionais, uma vez que aliam um baixo valor calórico a um alto valor nutricional em termos de proteínas e minerais. Para além disso, destaca-se ainda a sua abundante composição em água e baixo teor de gordura, sendo esta maioritariamente polinsaturada.
As algas possuem ainda fibra na sua constituição, nomeadamente fibra solúvel que permite retardar o esvaziamento gástrico e a absorção dos macronutrientes, nomeadamente após uma refeição rica em hidratos de carbono.
Nori As algas Nori são um dos tipos de algas comestíveis mais conhecidos. São tipicamente reconhecidas pela sua utilização na preparação de sushi, mas também podem ser utilizadas em saladas. Em termos nutricionais, apresentam um baixo teor de gordura, alto teor de fibra e um alto teor de Vitamina C e minerais como o ferro, potássio, fósforo, zinco e magnésio. São também consideradas fonte de cálcio e ácido fólico. Para além da sua utilização na preparação do sushi, a alga nori pode ser utilizada na sua forma natural ou picada em caldos, sopas e saladas. Caso seja consumida crua, deve ser demolhada previamente durante alguns minutos. Caso o objetivo seja torrar a alga, o processo de confeção não deve exceder os 3 minutos.
Agar Agar Este tipo de algas é normalmente vendido em pó, flocos ou fios, sendo extraído de vários tipos de algas vermelhas. Devido à sua capacidade de absorção e à ausência de sabor, é utilizada como espessante alimentar, permitindo a substituição de gelatinas de origem animal. Se for utilizada na forma de flocos ou pó, não necessita de ser demolhada previamente. Contudo, as tiras devem ser demolhadas caso sejam utilizadas cruas. Para permitir o processo de gelificação, deve ser fervida durante cerca de 8 minutos, podendo ser diluída em qualquer tipo de líquido: água, sumos, leites e batidos.
Equipa de Nutricionistas Auchan