Ágar-ágar: uma alternativa vegetal à gelatina

O ágar-ágar tem origem na Ásia e é extraído de uma alga, sendo utilizado na culinária desta região como agente gelificante há muitos anos. De cor branca semi-translúcida, é uma opção de origem vegetal útil para espessar sopas, gelados, pudins e outras sobremesas que necessitem de gelatina, substituindo-a. A sua utilização pode ainda ajudar no controlo do apetite, contribuindo para a sensação de saciedade, tal como a gelatina. Em termos de composição nutricional, 100g deste alimento fornecem apenas 26kcal, não contendo gordura nem açúcar, mas fornecendo uma boa dose de cálcio e potássio. O ágar-ágar é considerado seguro para adultos e crianças.

E o que pode fazer com ele?

  • Gelatina simples: junte a dose recomendada na embalagem de agar-agar a 300ml sumo de fruta (idealmente caseiro) e 250ml de água.
  • Gelatina de iogurte: ao preparado anterior, junte um iogurte simples ou de um sabor que seja complementar.
  • Gelatina com fruta: ao preparado inicial, adicione fruta fresca aos cubos.

De notar que o ágar-ágar gelifica mais rapidamente do que a gelatina e o seu poder gelificante é muito elevado, logo torna-se essencial que cumpra as instruções da embalagem que comprar.
Nesta altura do ano, em que qualquer receita fresca é bem-vinda, experimente o ágar-ágar e tire todo o proveito desta opção vegetal e muito saudável.

Catarina Monteiro, Coach da Your Challenge. Formadora e Nutricionista do Nutrihome.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0759N.

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