Açúcar de Coco

O açúcar de coco é fabricado a partir da seiva do coqueiro, através do processo de evaporação da mesma (1). Se for um açúcar de coco puro, o seu sabor é semelhante ao do açúcar mascavado (2). As recentes alegações de que este é uma alternativa mais saudável ao açúcar branco têm aumentado significativamente a sua procura nos últimos anos, sendo produzido em grande escala na Indonésia, Filipinas e Tailândia (1). Comparativamente ao açúcar branco, possui algumas vitaminas e minerais, nomeadamente potássio, ferro e zinco (1). Além disso, tem um índice glicémico (IG) mais baixo: 54 de IG, comparado com 68 de IG da sacarose (3,4), pelo que poderá ser uma alternativa interessante para diabéticos. No entanto, o seu valor calórico não é significativamente inferior ao do açúcar de mesa, e é composto maioritariamente por sacarose, pelo que deve ser igualmente tratado como açúcar.

  1. Coconut Inflorescence Sap and its Value Addition as Sugar – Collection Techniques, Yield, Properties and Market. Hebbar, Q B, et al., et al. 8, 2015, CURRENT SCIENCE, Vol. 109, pp. 1-7.
  2. ADA. Coconut Palm Sugar. American Diabetes Association. [Online] agosto 23, 2017. http://www.diabetes.org/food-and-fitness/food/what-can-i-eat/making-healthy-food-choices/coconut-palm-sugar.html?referrer=https://www.google.pt/.
  3. THE UNIVERSITY OF SYDNEY. GI Foods Advanced Search. THE UNIVERSITY OF SYDNEY. [Online] May 2, 2017. [Cited: agosto 23, 2017.] http://www.glycemicindex.com/foodSearch.php?num=2659&ak=detail.
  4. International table of glycemic index and glycemic load values: 2002. Foster-Powell, k. et al. (2000) The American Journal of Clinical Nutrition 76:5–56.

 

Renata Vicente, Nutricionista Estagiária Jumbo.
Membro Estagiário da Ordem dos Nutricionistas nº1911NE

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