Acho que posso ser intolerante à lactose, e agora?!

Dollarphotoclub 79509029 web | Auchan&Eu

A Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia estima que em Portugal cerca de 1/3 da população sofre de intolerância à lactose causando problemas gastrointestinais.

Se considera que pode fazer parte desta estatística contacte o seu médico e discuta a possibilidade de poder ter uma intolerância à lactose. Apesar de, após o diagnóstico, poder ser necessário restringir totalmente a lactose e, assim, os produtos lácteos da nossa alimentação, a longo prazo não é previsível que, na maior parte dos casos, seja necessária tamanha restrição.

Por norma, um intolerante à lactose, dependendo do grau de intolerância, tolera até 12 a 15g de lactose por dia, preferencialmente espaçadas ao longo do dia e inseridas numa refeição (ex.: leite com cereais), sendo mesmo comum tolerar até 18g. Para tal, existem atualmente vários produtos lácteos sem lactose que pode utilizar sobretudo para substituir o leite, um dos alimentos com maior teor de lactose. São exemplo disso, leite, queijo fresco, queijo curado, queijo creme, iogurtes, entre outros, sem lactose.

Iogurtes e queijos (exceto o fresco), são lácteos normalmente mais bem tolerados devido à sua fermentação.
No caso dos queijos curados, o seu conteúdo em lactose é quase residual.

Alternativas não lácteas, como bebidas de soja, podem ser uma opção desde que adicionadas de cálcio (120mg/100ml) para promover uma adequada ingestão deste mineral.

Consulte a tabela abaixo e veja o conteúdo em lactose de alguns produtos alimentares:

lactose2 | Auchan&Eu

 

Vera Fernandes, Nutricionista do Programa de Alimentação Saudável do Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1581N.

Consulte aqui o Catálogo de produtos sem glúten, lactose e ovo de marca Auchan.