8 dicas para controlo do apetite

Dicas para controlar apetite | Auchan&Eu
Quantas vezes já tomou a decisão de fazer dieta ou simplesmente ter mais cuidado com a alimentação, e o seu apetite lhe pregou partidas? Resiste e resiste mas às vezes a fome ou o apetite são de tal forma que acaba por deitar tudo a perder.
Não desespere, há solução para tudo!
Siga-nos nesta lista de 8 dicas que o vão ajudar a controlar o apetite:

  1. Não esqueça o Pequeno-Almoço
    Começar o dia com um pequeno-almoço completo é meio caminho andado para reduzir os ataques de fome ao longo do dia. Ao acordar dê ao seu corpo o que ele precisa para se restabelecer das horas de jejum da noite. Precisa de 3 coisas: uma peça de fruta, uma fonte de proteína (um lacticínio ou um ovo) e uma fonte de hidratos de carbono complexos (por exemplo, uma fatia de pão de cereais).
  2. Não passe mais de 3 horas sem comer
    Comer várias vezes ao dia é essencial para que, em momento algum, o seu organismo sinta alguma necessidade. O segredo é prevenir em vez de remediar: coma antes de ter fome, aumentando assim a probabilidade de fazer as escolhas mais acertadas.
  3. Tenha consigo os lanches certos
    A regra de comer de 3 em 3 horas é importante mas, mais importante é comer os alimentos certos. Se for a algum café ou pastelaria ou se entrar num supermercado quando já está com fome, o mais provável é acabar por escolher alimentos nutricionalmente mais pobres (bolos, bolachas, sumos,…), tenha consigo pequenos lanches. Bons exemplos são: um punhado de frutos secos e um queijinho magro, uma barra proteica ou uma peça de fruta.
  4. Evite alimentos ricos em açúcar
    Quando temos fome a primeira coisa que nos vem à mente são alimentos ricos em açúcar como o chocolate, as bolachas, os bolos. Isto acontece porque os açúcares e outros hidratos de carbono mais simples chegam mais rapidamente ao cérebro e isso faz com que a sensação de saciedade seja mais rápida. Mas não se iluda, vai sentir a saciedade mais depressa, mas também vai voltar a ter fome mais depressa. Se lhe apetece algo doce opte, por exemplo, por chocolate preto (com mais de 70% de cacau), gelatina sem açúcar ou fruta cozida com canela e iogurte.
  5. Coma devagar e mastigue bem os alimentos
    A sensação de saciedade não é imediata após comer, leva tempo. Por isso, comer muito depressa resulta, habitualmente, em comer de mais simplesmente porque vamos comendo até sentirmos que já estamos saciados. Coma devagar, mastigue 20 vezes cada garfada.
  6. Não se esqueça da água
    Sabia que a desidratação pode produzir uma sensação semelhante à fome? Mantenha-se hidratado, beba cerca de 8 copos de água por dia. Se preferir pode substituir a água por chás ou tisanas sem açúcar. Saiba mais sobre a hidratação através dos chás aqui.
  7. Mantenha o seu cérebro ocupado
    Distraia-se: saia de casa, vá correr ou andar, comece um hobby… Tudo é válido para não passar o dia a pensar em comida.
  8. Não desista
    Se fez tudo certo e, ainda assim, não resistiu e comeu o que não devia, não desespere! Respire fundo, conte até 10, faça mais exercício nesse dia e no dia seguinte comece de novo. Porque caiu em tentação hoje, não quer dizer que vá fazer o mesmo amanhã. 
    Saiba mais aqui sobre como controlar a fome emocional.

 

Cátia Gouveia, Nutricionista Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionista nº 1757N