6 truques essenciais para voltar à rotina

maria gama 570 3 1 | Auchan&Eu

maria gama 570 4 | Auchan&Eu

A nutricionista Maria Gama, autora do blog Põe-te na linha dá-lhe algumas dicas para voltar à rotina.

Para a maioria de nós acabaram as férias e já estamos de volta à rotina, de volta ao trabalho, às tarefas diárias e/ou à falta de tempo. Para muitos, durante as férias, existem vários erros alimentares, uma vez que toda a logística em termos de refeições é bem distinta relativamente a durante o ano. Para outros, o regresso ao trabalho é também sinónimo de mais erros alimentares.

Antes de mais, organize-se. A organização é um ponto fundamental para que consigamos ter uma alimentação saudável ao longo do tempo, uma vez que nos facilita e muito toda a logística necessária para dias alimentares saudáveis. Faça as suas compras ao fim-de-semana e caso necessário, aproveite para preparar as refeições e marmitas para levar para o trabalho. Caso tal não aconteça será muito provável que vá ao café tomar o pequeno-almoço e que vá almoçar fora, o que muitas vezes se traduz em erros alimentares, uma vez que a disponibilidade de alimentos é maior. Quando falo em organizar-se ao fim-de-semana, não quero dizer para passar o fim-de-semana todo na cozinha, mas pelo menos organizar-se minimamente para começar a sua semana com os alimentos de que precisa em casa, e pelo menos com sopa feita. Nos dias em que chegar mais tarde a casa, acaba por ter o jantar pronto, e é só aquecer.

E agora vamos às dicas essências para conseguirmos voltar à rotina:

 

Chega de adiar: Diga não ao bolo do pequeno-almoço! Diga não ao pastel de nata com o café! Diga não às entradas e doces na sobremesa! Diga não aos petiscos quando chega a casa! Não deixe o seu pensamento “hoje não me apetece, vou amanhã”, tomar conta de si, e saia de casa para praticar atividade física. Além disso, nada de restringir a sua alimentação ao máximo durante a semana para depois ao fim-de-semana deitar tudo a perder, essa não é de certeza a solução mais acertada. Lembre-se: Alimentação saudável diariamente.

Crie rotinas alimentares e fracione as refeições: Planeie as suas refeições e deixe as refeições principais pensadas de véspera e leve sempre os seus lanches para o trabalho. Não passe mais de 3h sem comer. Se o fizer, a fome ao longo do dia será muito maior. Cereais integrais, lacticínios, fruta, frutos secos, gelatina, ovo cozido são alguns exemplos de lanches que pode levar para o trabalho.

Faça uma seleção dos alimentos que deve consumir (deixe de lado alimentos com elevado teor em gordura e açúcares). Prefira carnes brancas, peixe, pão ou cereais integrais, iogurtes naturais, fruta, legumes, verduras. Massa, arroz, batata doce, couscous, quinoa são opções para acompanhar as refeições, bem como as leguminosas: Feijão, grão, ervilhas, também são uma boa ideia. Deixe de lado batatas-fritas, bolos, doces, biscoitos, bolachas, sumos e refrigerantes (a dica é: não passe nestes corredores do supermercado).

Tenha sopa pronta: É fundamental que a sopa seja o início de todas as refeições. Além de nos permitir controlar a saciedade, faz com que o segundo prato seja em menor quantidade. No entanto, para conseguir comer sempre sopa antes do almoço e do jantar, esta tem de ficar pronta ou ao fim-de-semana, ou então, num dia de semana em que tenha mais tempo, senão com o excesso de trabalho que tem vai acabar por não a fazer.

Aposte na hidratação: É importante que potencie o consumo de água no dia-a-dia. Se não aprecia água pode sempre aromatizá-la com fruta ou então optar por chás frios, no entanto, é importante que faça um esforço para aumentar o seu consumo. Se é das pessoas que se esquece de beber água, coloque alarmes para o relembrar.

Exercício físico: Escreva na sua agenda e defina os dias e horários para conseguir encaixar no seu dia-a-dia a prática de exercício físico, nem que sejam 30 minutos de caminhada. Organize a sua semana no sentido de conseguir fazê-lo, antes ou depois do trabalho.

 

.

maria gama 570 5 | Auchan&Eu

 
maria gama 570 1 retocada | Auchan&Eu

Maria Gama, Nutricionista e autora do projeto Põe-te na linha
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1727N

Fotografias:
Rita Barreto | Still Photography