10 benefícios dos chás e infusões

Mais de 60% do nosso organismo é constituído por água: é o principal componente do nosso corpo! Por isso, não é de espantar que beber água seja fundamental para uma alimentação saudável e equilibrada.

Quando o consumo de água se torna difícil por alguma razão, os chás e as infusões (bebidas à base de outras ervas e plantas que não o chá) são uma ótima alternativa, já que dão sabor e benefícios extra à nossa hidratação. Muito mais do que uma experiência sensorial, são também um investimento na nossa saúde!

Pode-se dizer que estas são “bebidas de estado de espírito”. Quando pretendemos escolher o chá ou infusão certos, temos em consideração diversos fatores, nomeadamente os sabores (frutado, picante, adocicado, suave ou forte), a razão pela qual bebemos (para hidratar, para relaxar, para ganhar energia, entre outros), a altura do dia em que bebemos e como o bebemos (ao pequeno almoço, em substituição do café, para levar para o caminho ou antes de dormir).

Podemos retirar vários benefícios do consumo de chás e infusões:

  1. Hidratação: segundo diversos estudos, todos os chás e infusões são fontes de hidratação por excelência logo a seguir à água. As recomendações para o seu consumo variam entre 1 a 2 chávenas por dia, dependendo do tipo de chá ou infusão e o efeito pretendido.
  2. Antioxidantes: o chá branco e o chá verde ajudam a combater o envelhecimento, graças ao seu conteúdo em polifenóis e fitoquímicos.
  3. Estado de alerta: embora tenha menos cafeína que o café, o chá verde promove a energia durante um período de tempo mais longo, auxiliando também na produtividade.
  4. Anti-infecciosos: os taninos presentes no chá (verde e preto) apresentam características antivirais e antibacterianas.
  5. Redução do risco de cancro e ataques cardíacos: em especial, os compostos do chá verde e do chá preto podem apresentar um papel protetor.
  6. Protegem os dentes: o chá verde contribui para o endurecimento do esmalte dentário e protege contra bactérias indutoras de cáries.
  7. Importantes na prevenção e tratamento de doenças neurológicas: os polifenóis do chá verde e do chá branco podem ajudar a reverter o processo de oxidação na manutenção de algumas estruturas do cérebro, regulando o processo de aprendizagem e de memória.
  8. Ajudam em estados de stress e insónia: nomeadamente as infusões de camomila e flor de laranjeira, que originam efeitos promotores de relaxamento.
  9. Ajudam no processo de digestão: os baixos níveis de taninos presentes na infusão de Rooibos fazem com que esta não interfira na absorção de nutrientes essenciais, seja menos adstringente, e não prejudique a digestão, motivo pelo qual é tão apreciada após as refeições.
  10. Não têm calorias: por si só, o chá não tem calorias, o mesmo sucedendo com a maioria das infusões. Devido aos seus inúmeros benefícios, o seu consumo pode ser recomendável para situações de perda de peso, em substituição de bebidas açucaradas e em substituição da água.

Em caso de gravidez, alguma patologia (ex.: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outras) ou qualquer outra dúvida, consulte um médico ou nutricionista antes de consumir algum tipo de chá ou infusão. Nem todas estas bebidas são aconselhadas à população em geral e devemos ter em atenção as características de cada uma delas.

Ana Sofia Amaral, Nutricionista Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas, N.º2868

PUB PUB