TRX – treinar o corpo inteiro em casa

AdobeStock 112017099. web | Auchan&Eu

Já ouviu falar do TRX? Este é um tipo de exercício físico em que é utilizado o peso do próprio corpo, em suspensão, de forma a desenvolver o equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Esta é a sigla para Total Body Resistance Exercise, ou seja, Exercício de Resistência para o Corpo Inteiro.

TRX é igualmente o nome dado à modalidade e ao aparelho utilizado na mesma. O TRX foi criado pela marinha americana com o intuito de permitir a utilização de um aparelho pequeno e fácil de transportar que permitisse que estes pudessem treinar em (quase) todos os locais.
Os elementos da marinha americana passavam muito tempo confinados em navios e submarinos, o que lhes dificultava a prática de exercício físico. Foi então que experimentaram tirar as fitas de um paraquedas, borrachas de barcos e outros materiais que tinham à disposição, de forma a criar um aparelho que permitisse uma variada gama de exercícios, melhorando a capacidade física.

Atualmente, o aparelho é composto por tiras de nylon ligadas a um gancho e pegas semelhantes às encontradas em aparelhos de musculação. Pesa pouco mais de um quilo e pode ser preso em qualquer estrutura fixa – necessitando apenas de algum espaço circundante para o praticante. O equipamento é composto por duas tiras que pode prender no teto, numa porta fechada ou mesmo numa árvore. É fundamental que assegure que o ponto de ancoragem suporta o seu peso, que o chão não escorrega e que tem um espaço livre de, pelo menos, 1,80 m por 2,40 m de largura.
Um dos mais importantes aspetos deste aparelho é que permite um grande número e variedade de exercícios e progressões – aumento da dificuldade do exercício – no próprio treino. Ou seja, é o próprio praticante quem ajusta o nível de dificuldade do exercício, bastando para isso ajustar o posicionamento do corpo para que este se torne mais fácil ou mais difícil. O aparelho pode ser usado por pessoas de todas as idades e níveis de preparação física – de iniciantes a atletas de elite – porque a dificuldade do exercício é controlada pelo ângulo de inclinação do corpo.

As principais vantagens da prática desta atividade são as seguintes:

Eficiência em pouco tempo de treino
Trinta minutos – é tudo o que necessita para um treino completo. O TRX trabalha todos os músculos de forma integrada e, porque permite transitar rapidamente de um exercício para o outro, em pouco tempo o treino está terminado!

Requer um baixo investimento
Ao utilizar o seu peso corporal, o TRX proporciona maior desempenho e funcionalidade a um preço mais competitivo do que outras máquinas de atividade física, que requerem um investimento muito superior.

Permite variedade no treino
O kit TRX inclui o equipamento e uma série de exercícios para praticar em casa, ao seu ritmo e em função da sua agenda.

Adaptável a cada praticante e cada momento
O TRX permite um grande controlo em cada exercício já que, para aumentar ou diminuir a intensidade, basta ajustar a posição do corpo.

Elevado consumo calórico
O gasto calórico também é alto – em meia hora de treino poderão ser consumidas entre 300 a 700 calorias.

É um treino funcional completo
Este é um treino funcional completo, o que significa que, ao invés de isolar apenas um músculo, trabalha o corpo como um todo!

Sim, pode emagrecer com este treino!
O TRX é um treino integrado, são vários músculos a trabalhar ao mesmo tempo, logo, a frequência cardíaca aumenta e os resultados na balança são visíveis.
O ideal é combinar séries alternadas de 15 repetições a um ritmo intenso.

Fortalece o “Core”
O TRX tem como base os músculos estabilizadores do corpo – o “core” – nos quais podemos incluir os abdominais, lombares, entre outros. Com a prática regular desta atividade, o resultado será um “six pack” de aço!

Melhora a sua postura e equilíbrio
Muitos dos músculos estabilizadores do nosso corpo são igualmente os responsáveis pela nossa postura. Ao reforçar estes músculos, corrige a sua postura e melhora igualmente o seu equilíbrio!

 

Filipe Costa
Técnico de Exercício Físico nº 26546
Instituto Português do Desporto e Juventude