Traga o yoga para a sua vida. É tão simples!

VS Forma Yoga Mar2018 | Auchan&Eu

Hoje em dia é fácil associar o yoga a algo quase inatingível, apenas acessível a corpos perfeitos capazes de posições impossíveis. Vem à cabeça a clássica imagem de uma pessoa feliz a meditar, impecavelmente vestida de branco, numa paisagem idílica.

Mas será o yoga assim tão difícil de trazer para as nossas vidas? A verdade é que isso pode ser muito mais fácil do que pensa! Aqui ficam 5 dicas para experimentar a prática do yoga.

  1. Foque-se no que está a fazer no momento
    Numa era de multi-tasking e estímulos em excesso, parece quase impossível parar e tomar atenção a apenas uma tarefa sem sermos interrompidos ou sem nos distrairmos. Toma café todos os dias? Experimente dedicar esse minuto totalmente ao que está a fazer: repare no seu ritual pessoal ao preparar e tomar o café; preste atenção ao sabor, temperatura e cor da bebida. Esse momento será só seu e estará plenamente consciente dele. Será a sua pequena meditação.
  2. Respire
    Escolha o seu momento de descompressão no final do dia de trabalho. Há quem descontraia quando pega no casaco para sair do escritório, outros quando finalmente se sentam no sofá ou pousam a mala em casa. Nesse momento, faça uma respiração profunda. Acompanhe mentalmente a passagem do ar pelas vias aéreas, desde as narinas até aos pulmões, quando o tórax expande, e depois o caminho de volta para a saída. São 10 segundos da sua vida, que poderão dar-lhe um novo ânimo e tornar o seu dia mais leve.
  3. Tome atenção aos seus movimentos
    Toda a gente faz um percurso a pé durante o dia, seja entre casa e trabalho ou entre secretária e máquina do café. Experimente tomar atenção ao seu movimento nesse percurso. Os seus passos são regulares? Tem os ombros subidos ou o queixo para a frente? Tem os braços rígidos ou balança-os ao ritmo dos seus passos? Yoga é movimento consciente, muito mais do que posições bonitas ou um tapete de exercícios estendido no chão. Use esse minuto para começar a tomar consciência da forma como se move.
  4. Observe a sua postura
    Não é preciso espelhos ou fotografias. Quando está imóvel, quer esteja de pé ou numa posição sentada, repare no seguinte: em que lado do corpo está a fazer mais peso? Em que posição está a sua barriga? Sente tensão no pescoço? Esta observação, que dura apenas alguns segundos, vai ajudar a desenvolver a sua consciência do corpo, e com o tempo conseguirá encontrar uma posição mais equilibrada.
  5. Honre a sua ética
    A ética é uma parte do yoga, tão importante como o asana (as posições), a respiração ou a meditação. Quantas vezes lhe acontece estar com a mente tão ocupada a pensar no que tem que fazer que se esquece de dizer bom dia quando entra no elevador ou no autocarro? Seja uma pessoa simpática, tome consciência de quem está à sua volta. Seja prestável com alguém com quem se cruze, sem interesses ou segundas intenções. Vai melhorar o seu dia, e também o de outras pessoas.


Teresa Fernandes, Fisioterapeuta