Existe uma ligação profunda entre a prática de exercício físico, a saúde e a qualidade de vida, sendo já amplamente reconhecido que o sedentarismo é considerado um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis, nomeadamente doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e doenças respiratórias crónicas, entre outras. Neste sentido, é essencial promover um estilo de vida fisicamente ativo.
A atividade física é geralmente definida como “qualquer movimento associado à contração muscular que faz aumentar o dispêndio de energia acima dos níveis de repouso”. Esta definição ampla inclui todos os contextos da atividade física, nomeadamente em momentos de lazer ou momentos ocupacionais, tanto em casa como ligados ao transporte. As oportunidades para sermos fisicamente ativos tendem a diminuir com o avançar da idade, em boa parte devido às inovações tecnológicas a que assistimos atualmente, que promovem uma diminuição considerável do esforço físico necessário às tarefas diárias: deslocações (automóvel, autocarro, metro), trabalho (computadores; trabalho sentado), lazer (televisão e computadores) e convívio (telemóveis), entre outros.
Portugal não é exceção. Um claro exemplo da inatividade física dos cidadãos portugueses chega-nos através daquele que é considerado o maior estudo de sempre sobre a movimentação diária humana, segundo os investigadores da Universidade de Stanford: o número de passos dados diariamente.
De acordo com os registos de aplicações de telemóvel que contam os passos diários dos seus utilizadores, Portugal surge abaixo da média: 4744 passos diários nacionais, muito abaixo dos 6880 passos dos habitantes de Hong Kong (os mais ativos) ou dos espanhóis, que dão 5936 passos diariamente. Estes valores vão ao encontro dos valores de atividade física que se verificam atualmente em Portugal: 36% dos jovens dos 15-21 anos; 27% dos adultos e 22% dos idosos (65 a 84 anos) são considerados fisicamente ativos.
Então, como aumentar o nosso número de passos diários? A verdade é que há várias coisas que pode fazer no seu dia-a-dia:
- Subir pelas escadas em detrimento do elevador;
- Sair na paragem anterior do metro / autocarro, tanto a caminho de casa como do trabalho;
- Quando vai às compras ao hipermercado, estacione mais longe da porta da entrada;
- Levante-se da cadeira a cada 2h e circule durante cerca de 5 minutos;
- Levante-se da cadeira / sofá para mudar o canal da televisão;
- Organize / Promova caminhadas em família;
- Caminhe enquanto fala ao telemóvel;
- Levante-se e responda pessoalmente a e-mails de colegas de trabalho;
Mexa-se mais, pela sua saúde ! Saiba aqui como iniciar a prática de atividade física.
Ana Rita Lima, Nutricionista Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3003N