Cross Training – diversão e melhoria da sua saúde!

Cross Training - Diversão e melhoria da sua saúde

O Cross Training é um tipo de atividade física que combina duas ou mais atividades, criando exercícios intensos e implicando no organismo um elevado dispêndio calórico. Os benefícios são mais que muitos: melhora a sua condição física e a sua definição muscular, emagrecimento causado pela oxidação da gordura. Como? Os movimentos funcionais solicitam vários grupos musculares para produzir um movimento natural (como correr, saltar, puxar, atirar, etc.) e a alta intensidade de treino torna os exercícios muito desafiantes e, pela diversidade de exercícios, as sessões tornam-se lúdicas e variadas.

A variedade de opções é tanta que difícil é escolher por onde começar! Aliás, variar e experimentar novos desafios é um dos pilares do próprio conceito.

Poderá experimentar:

  • Spinning

Este é chamado o “cross training dos runners”. São as famosas aulas de bicicleta indoor com uma duração entre 30 e 60 minutos de atividade. É um conceito divertido, intenso, feito em grupo e normalmente num ambiente de superação: a música, as imagens, os percursos simulados são aspetos que criam um clima de superação e de compromisso interessantes. O facto de poder monitorizar a sua frequência cardíaca e a intensidade da carga torna também o desafio aliciante para competir com os outros participantes.

  • Cross Fit

Esta é igualmente uma das modalidades de treino mais famosas do momento. Consiste num conjunto de exercícios funcionais variados em alta intensidade cujo objetivo é melhorar a sua capacidade física em 10 aspetos: resistência cardiovascular, resistência muscular, potência, velocidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação, precisão e agilidade. O mais comum é ser desafiado a fazer um dado número de repetições de um exercício, no menor tempo possível, ou a fazer o maior número de repetições que consiga, num período de tempo pré-definido.

  • Orange Zone

O objetivo base desta modalidade é levar ao consumo calórico de 600 a 900 calorias por hora de treino. O nome desta modalidade surge do facto de se atribuir o nome de Zona Laranja à zona de intensidade sub-máxima (quando estamos quase no limite do esforço), na qual o nosso coração tem uma frequência cardíaca entre 84% e 91% da frequência cardíaca máxima! Numa aula de Orange Zone, os praticantes devem alcançar e permanecer nessa mesma zona de intensidade através da combinação entre exercícios funcionais, passadeira e remo.

  • Cross Swim

Esta modalidade aquática combina natação (principalmente no estilo crawl) com um treino funcional de alta intensidade. Com a duração de 20-25 minutos, este treino é realizado na piscina e os exercícios funcionais são realizados com vários equipamentos: bandas elásticas (como TRX), step, bola medicinal, entre outras possibilidades. O objetivo é complementar o trabalho de resistência aeróbia feito na água com um trabalho mais explosivo através do treino funcional.

  • Cross Cia

Esta modalidade de treino funcional consiste na realização de uma série de exercícios utilizando o próprio peso corporal e executados a alta intensidade. Destina-se aos grandes grupos musculares e poderá ser complementado com o uso de barras, kettlebells, pneus, gaiolas, caixotes, entre outros objetos. Esta modalidade divide o treino em aquecimento, preparação técnica, desafio do dia e retorno à calma. Esta modalidade otimiza principalmente a resistência cardiovascular e muscular, força, flexibilidade, velocidade e coordenação.

  • LPO

A sigla LPO é a abreviatura de Levantamento de Peso Olímpico. O objetivo é muitíssimo simples: levantar a maior quantidade de peso possível, partindo do chão até à zona sobre a cabeça, numa barra em que são colocados os pesos. Esta modalidade proporciona a melhoria da potência (força rápida e explosiva) e exige uma técnica adequada, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Esta modalidade existe há vários séculos mas, no entanto, tem tido bastante destaque nos últimos anos pelo facto de permitir que a progressão, ou aumento, de carga seja adaptada a cada indivíduo, permitindo que qualquer pessoa o possa praticar.

 

Filipe Costa

Técnico de Exercício Físico nº 26546

Instituto Português do Desporto e Juventude