Harmonização do ambiente em casa através dos cheiros

AE VS teresa cheiros casa | Auchan&Eu

O olfato é, dos cinco sentidos, o mais primitivo e aquele que mais influencia o subconsciente e o estado de espírito. Todos temos instintivamente uma espécie de biblioteca de memórias olfativas, algumas muito antigas. Os cheiros da casa dos avós, do primeiro dia de praia ou de um abraço, dos que nos são mais queridos, nunca são esquecidos e trazem, mais que memórias, emoções.

Numa casa vivida, é natural que haja uma grande mistura de cheiros, que compõem o seu aroma característico. No entanto, alguns destes cheiros são desagradáveis. Esses deverão ser neutralizados, dentro do possível, com um conjunto de truques que pode fazer em poucos minutos. Além disso, pode também influenciar pela positiva o cheiro da casa, usando fragrâncias em locais estratégicos. Tudo isto pode ser feito utilizando produtos naturais disponíveis em casa.

As bases

Para manter a casa livre de maus cheiros, há que a arejar frequentemente. Segundo o Feng Shui, renovar diariamente o ar de uma casa ajuda à circulação do chi, ou energia vital, o que por sua vez mantém a casa dinâmica e renova a energia desta e dos seus ocupantes. Limitar a quantidade de “tralha”, dentro do possível, também torna a casa mais prática e ajuda a evitar a acumulação de cheiros. Outra tarefa facilitada é a limpeza, que não deve ser descurada, quer nas rotinas diárias quer nas semanais.

O lixo deverá ser deitado fora segundo os padrões de recolha da área de residência, ou mais frequentemente, no caso de haver elementos com cheiro mais ativo, como tabaco ou alguns alimentos. Isto também se aplica à caixa de areia dos gatos. Os têxteis da casa, como cortinas, mantas, almofadas e capas de sofá deverão ser regularmente lavadas ou arejadas.

O frigorífico, o congelador e a despensa deverão ser regularmente inspecionados e livres dos alimentos perto do final do prazo.

Além de reduzir o desperdício alimentar, previne-se o aparecimento de maus odores nesses locais. Soluções caseiras como um copo com café moído, um limão cortado ao meio ou bicarbonato de sódio no frigorífico, e na despensa, podem ajudar a manter estes locais livres de cheiros intensos.

No micro-ondas, além de limpar os restos de comida pode colocar lá dentro uma taça com água, limão e canela, durante alguns minutos. O vapor libertado absorve os cheiros.

| Auchan&Eu

O mesmo pode ser feito para a cozinha, colocando ao lume água, cravinho e canela, ou outras combinações, com cascas de citrinos e especiarias. O vapor que se liberta ajuda a eliminar os odores, e o líquido resultante, semelhante a um chá forte, pode ser colocado num borrifador e usado pela casa, em locais que tipicamente acumulem cheiro, como o sofá ou as cortinas.

As canalizações são outro dos locais onde o mau cheiro se pode acumular, especialmente nas casas mais antigas.

| Auchan&Eu

O desentupimento regular com água corrente ou outras soluções mais intensivas é recomendado. Há alguns produtos à venda que podem ser utilizados para o efeito, mas também há soluções caseiras, como uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, que se deita nos ralos e se deixa atuar por 20 minutos, após os quais se deita para os canos água a ferver. Se a sua casa sofre deste mal, garanta que as canalizações são utilizadas regularmente, mesmo nas divisões menos usadas.

O uso de proteções nos ralos para recolher cabelos e outros resíduos pode ser uma forma eficaz de prevenir a acumulação de detritos na canalização, e com estes a acumulação de cheiro.

Forrar alguns recipientes estratégicos, como os caixotes de lixo, os cinzeiros e as caixas de areia dos gatos, ajuda a prevenir odores. Para o primeiro, folhas de jornal no fundo e um pouco de bicarbonato de sódio são suficientes, desde que renovados regularmente; para o segundo, a areia da caixa dos gatos pode ser um bom absorvente do cheiro. Na caixa de areia, pode ser usado chá solto no fundo para absorver e disfarçar o cheiro.

Em termos de higiene da casa, o vinagre e o bicarbonato de sódio são as bases naturais mais comuns. Juntos são um excelente agente de limpeza, e ainda permitem combinações com sabão, óleos essenciais ou limão, consoante o propósito.

Fragrâncias em casa

Os clássicos métodos para perfumar a casa – sticks perfumados, velas, difusores, incensos – continuam a ser boas opções até porque, além de perfumarem o ambiente, também são decorativos. As velas acrescentam ainda a chama, o elemento fogo, que traz vitalidade a uma divisão. As velas ou difusores já gastos não deixam de ser úteis, pois podem facilmente perfumar um ambiente mais pequeno e fechado, como uma gaveta ou um armário.

Outra opção óbvia é colocar flores frescas em jarras, ou em vaso, pela casa.

Isto não tem que ser necessariamente dispendioso e, além de perfumar, também decora, à semelhança das velas e dos ambientadores. Também pode optar por flores secas, que pode ir reforçando com essências, embora o efeito não seja tão refrescante como o das flores naturais.

| Auchan&Eu

Além destas opções clássicas, há alguns produtos disponíveis em casa que podem ser utilizados para perfumar o ambiente.

Os grãos de café, se dispostos num prato com uma vela ao centro, são um excelente aromatizador. Todos gostam do cheiro de café em casa. A essência de baunilha é outra opção, que pode ser passada com um pano seco nos armários, ou em bolinhas de algodão estrategicamente colocadas. Este método pode ser utilizado com qualquer óleo essencial. Outra hipótese é encher um borrifador com água e umas gotas de óleo ou essência.

Cada óleo tem as suas propriedades, pode escolher com base nestas ou simplesmente pelo cheiro que mais lhe agradar. O carvão vegetal também é um bom absorvente de cheiros, especialmente em cantos húmidos da casa.

Existem ainda algumas opções mais criativas e fora do comum.

Os saquinhos de chá são um bom aromatizador, tanto para dentro dos sapatos como em armários ou gavetas. As lâmpadas podem atuar como um difusor “acidental” de cheiros, quer para o bem quer para o mal. Se há fumadores em casa, é aconselhável limpar as lâmpadas regularmente, pois são um agente de propagação do cheiro. Por outro lado, colocando uma ou duas gotas de óleo essencial numa lâmpada e acendê-la pode ser uma forma subtil de perfumar uma divisão.

O amaciador da roupa pode ser diluído em água num borrifador para perfumar os lençóis, as toalhas de banho ou a própria roupa enquanto esta está a secar.

Experimente algumas das sugestões e veja como a casa ganha outra vida.

Lembre-se que antes de perfumar há que limpar e prevenir os cheiros existentes em casa. Depois é só encontrar a fórmula que resulta melhor na casa, ou em cada uma das divisões. Inspire-se com os óleos essenciais e as suas propriedades, bem como nos ensinamentos de Feng Shui, e comece hoje a criar boas memórias olfativas.

Teresa Fernandes, Fisioterapeuta
Instrutora de Yoga Suspenso, Gyrotonic e Gyrokinesis (aplicação na perda de mobilidade, prevenção de problemas músculo-esqueléticos, pré e pós-parto)