Se quer acrescentar algum divertimento e criatividade ao seu treino desportivo, considere uma corda e alguns intervalos de saltos. Em termos de material desportivo para ter em casa, uma corda é um ótimo investimento: é uma forma extremamente eficaz de fazer exercício cardio-respiratório e não requer muito espaço para ser utilizada. Tudo o que precisa é de um cronómetro e alguma criatividade na hora de criar um circuito que envolva uma estação de saltos à corda.
Se isto não chega para convencer, talvez encontre motivação nestes 7 benefícios que pode obter quando salta à corda:
- Pode aumentar a elasticidade e resiliência dos músculos da perna, diminuindo o risco de lesões. Saltar à corda com regularidade fortalece os gémeos e melhora a elasticidade dos tendões que rodeiam estes músculos.
- Ajuda a melhorar a coordenação. A cadência e o ritmo regulares de saltar à corda melhoram a coordenação entre as mãos, pés e olhos.
- Ajuda a melhorar a função cognitiva. Isto acontece porque esta atividade requer a aprendizagem de novos padrões motores, o que melhora a comunicação do sistema nervoso entre o nosso cérebro, pulsos e músculos da perna.
- Contribui para o aumento da intensidade dos treinos intervalados em circuito. Ao acrescentar o salto à corda como um exercício de um circuito, estamos a aumentar a intensidade desse mesmo circuito.
- Extremamente fácil de transportar, a corda é uma óptima opção quando se viaja.
- Por ser tão prática de carregar, a corda é o acessório ideal para levarmos para um treino outdoor. Fazer um circuito que inclua exercícios com o peso do corpo e alguns minutos de salto à corda é o ideal para nos mantermos ativos durante uma viagem de trabalho, ou até mesmo de férias.
- É o único equipamento necessário para fazer um treino cardiovascular em casa, sem necessitar de muito espaço.
Sílvia Silva, Fisiologista do Exercício e Personal Trainer (Nutrifiteam)