Mindfulness: como atingir este estado tão desejado?

ae beleza 12setembro | Auchan&Eu

Também conhecido por atenção plena, o mindfulness pode definir-se como a consciência que emerge quando se presta atenção ao momento presente, sem julgamento.

Quantas vezes sente que realiza as tarefas do dia a dia em modo piloto automático?

Praticar mindfulness pode ajudá-lo a estar mais presente, a viver com menos stress e mais focado, a experienciar o mundo no “aqui e agora”. Esta técnica está longe de ser recente, aliás remonta a uma tradição budista com centenas de anos, no entanto é cada vez mais recorrente ouvirmos falar deste exercício mental, que exige foco e atenção nas suas emoções e sensações, com inúmeros benefícios para o equilíbrio físico e emocional.

O mindfulness torna os seus pensamentos mais positivos, ajudando a contrariar ideias negativas e estados depressivos. Proporciona paz interior, reduzindo o stress, a ansiedade, a irritabilidade e as preocupações. Aumenta a sua capacidade de foco, concentração e de memória. Contribui para fortalecer as relações e ajuda a reagir de forma assertiva ao stress e a comunicar melhor as emoções. Enriquece a qualidade do sono, ao permitir que um sono mais tranquilo e um acordar mais descansado.

Na realidade são só vantagens e o melhor de tudo é que a desculpa do “não tenho tempo” não se aplica a esta prática.

O mindfulness é a tomada de consciência do que está a acontecer, momento a momento, por isso, quando está consciente, a prestar atenção aos pensamentos, sentimentos, conversas, comportamentos e movimentos, já está a praticar. Ou seja, é possível fazê-lo em qualquer momento, com qualquer pessoa ou a realizar qualquer tarefa, desde que esteja empenhado e concentrado. Pode aproveitar enquanto lava os dentes, toma banho, cozinha, estende a roupa ou está a dar uma caminhada.

Parece complicado, mas não é. Procure utilizar todos os seus sentidos quando está a praticar. Cada vez que começar a pensar noutras coisas, foque de novo a sua atenção no presente e verá que é capaz.

Como praticar mindfulness?

O segredo do sucesso está na dedicação com que se realiza. Veja algumas dicas que podem ajudar:

1- Procure um espaço que seja sinónimo de calma e tranquilidade.
2- Determine um tempo de exercício. Se está a começar, 10 minutos é o indicado. Com a experiência pode ir aumentando.
3- Escolha uma posição que lhe seja confortável e observe-se.
4- Deixe-se levar pela cadência da respiração durante os movimentos de expiração e inspiração e foque a sua atenção inteiramente nesse exercício.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº87, 2022