Saber a temperatura ideal do frigorífico é uma ótima forma de poupar energia e fazer durar os alimentos, reduzindo o desperdício.
Os alimentos podem ser conservados a temperaturas entre os 3 e os 5º.
Assim, fixar a temperatura do frigorífico à volta dos 4ºC é o ideal para manter os alimentos conservados, sem ficarem demasiado frios.
Mantenha o frigorífico relativamente cheio.
Ao contrário do que se possa pensar, um frigorífico cheio mantém mais facilmente a temperatura constante. Isto acontece porque, quando abre a porta, o ar quente que entra tem menos área para circular, não aquecendo tanto o interior do frigorífico. No entanto, não se deve exagerar na quantidade de produtos que colocamos no frigorífico, pois poderá bloquear as entradas de ar e comprometer o processo de refrigeração.
Neste sentido, é necessário que o ar consiga circular entre alimentos.
Para manter a temperatura, melhorando a eficiência do consumo de energia, também devemos evitar abrir e fechar a porta do frigorífico, muitas vezes seguidas.
Use as várias áreas do frigorífico.
O frigorífico não tem todo o interior à mesma temperatura, variando de umas áreas para outras. Ao conhecer as várias áreas do frigorífico, vai saber onde colocar cada tipo de alimento, e assim tirar maior partido da refrigeração. Por exemplo, a porta é a área tendencialmente menos fria, onde deve colocar alimentos que fiquem pouco tempo e não precisem tanto de frio.