Bluetooth – vantagens desta tecnologia

A tecnologia Bluetooth permite ligar vários aparelhos, para trocar ficheiros ou comandar aparelhos eletrónicos. Na verdade faz as mesmas operações que o Wifi, com algumas limitações, como o menor alcance ou largura de banda. Mas tem também as suas vantagens, sendo usado genericamente em auscultadores, telemóveis ou consolas de jogos.

Vantagens da tecnologia Bluetooth

Configuração simples

Tendo dois aparelhos a tecnologia Bluetooth, é fácil fazer o chamado emparelhamento. Significa isto que os dois aparelhos passam a estar ligados, sempre que estiverem perto e com o Bluetooth ligado.
A configuração varia de aparelho para aparelho. Mas geralmente trata-se apenas de tornar o aparelho visível para ser encontrado, terminando com a inserção de um pin para confirmação do emparelhamento.

Compatibilidade

A compatibilidade entre aparelhos com Bluetooth é total, sendo apenas limitada ao número de aparelhos que podem estar ligados. Assim, não importa a marca, modelo ou tipo de aparelho, desde que tenham Bluetooth, podem ser ligados.

Pouco hardware

Com Bluetooth, tudo se passa dentro dos aparelhos, que comunicam diretamente entre si. Não há necessidade de cabos, nem de aparelhos que façam a ligação. Simples!

Segurança

A tecnologia Bluetooth é segura (nomeadamente mais segura que wi-fi) pois mantém o aparelho fechado a ligações não autorizadas. Em suma, só tem o aparelho ligado a aparelhos nos quais confia. Para os outros, o aparelho nem sequer está visível.
Adicionalmente, para ligar aparelhos, é preciso inserir um pin, o que representa um passo adicional de segurança. Se o fez por lapso, basta não adicionar o pin e os aparelhos não se irão ligar um ao outro.
Finalmente, o curto alcance de sinal faz com que o número de aparelhos diminua bastante, diminuindo o risco de invasão dos aparelhos.

A tecnologia Bluetooth é usada nas colunas de som portáteis e auscultadores Qilive, descubra a nossa oferta.