O que ter conta em telemóveis para séniores

Usar um telemóvel é, para muitos, uma extensão normal da sua vida. No entanto, como em tudo na vida, requer uma aprendizagem, que se pode tornar menos facilitada em idades mais avançadas. No entanto, a maioria dos telemóveis são bastante fáceis de operar. Aliás, é por isso que crianças pequenas o fazem tão bem!

Mais do que pensar na facilidade de manusear o telemóvel, importa pensar em algumas funcionalidades que serão mais adequadas para séniores.

Mas antes disso, para que precisa uma pessoa sénior de um telemóvel?

O telemóvel tem a grande vantagem de estar disponível a todo o momento, podendo ser levado para qualquer local. Ao contrário dos telefones fixos, que têm de estar em casa, num local exato.

O que pode fazer com o telemóvel

  • Fazer chamadas de emergência
  • Fazer chamadas de vídeo com familiares, como filhos e netos
  • Controlar equipamentos em casa
  • Enviar mensagens de texto a amigos
  • Usar o GPS enquanto conduz ou caminha
  • Verificar a previsão do tempo
  • Saber o dia e as horas
  • Monitorizar a saúde através de alguns indicadores
  • Aceder à internet

O que ter em conta na escolha de um telemóvel para séniores

Tipo de telemóvel

Estilo Flip

Um modelo muito simples de usar, tem uma tampa que, ao abrir, revela os botões para operar e um pequeno ecrã. Tem funcionalidades essenciais e é uma boa escolha para quem pretende uma solução simples para fazer chamadas e enviar mensagens.

Estilo feature

Este modelo não implica abertura, pelo que pode ser mais fácil de usar para quem tenha problemas nas articulações das mãos ou pulsos. Tem as mesmas funcionalidades dos flip, para uma utilização básica.

Conheça a nossa gama de telemóveis flip e feature.

Smartphones

Aqui já entra toda a oferta possível de smartphones. Antes de optar por este formato, é preciso estar confortável com o uso de um ecrã tátil. É uma opção ótima para séniores que apreciem tecnologia e que pretendam desfrutar das suas vantagens.

Funcionalidades especiais

Volume

Existem telemóveis com uma maior escala de volume, concebidos especialmente para pessoas com dificuldade de audição. Ou mesmo compatíveis com aparelhos auditivos. Escolha um modelo que tenha um botão físico para aumentar o volume, para que seja fácil fazê-lo enquanto atende uma chamada.

Câmara

Se gosta de tirar fotos aos netos, ter um telemóvel com câmara pode ser uma ótima ideia. Assim não será necessário ter mais um equipamento à parte e pode ver as fotos dos seus netos com muita facilidade.

Tamanho

Há quem prefira um telemóvel maior, que não caia facilmente da mão. Ou um mais pequeno, que caiba num pequeno bolso da camisa. Importante poderá ser o tamanho dos botões, caso não seja um smartphone, pois a destreza dos dedos poderá já não ser a mesma.

Dimensão do texto e ícones

Pode aumentar o tamanho do texto, para melhor leitura, assim como o dos ícones, para ser mais fácil carregar no que pretende.

Botão de emergência

Alguns modelos têm um botão de emergência que faz uma chamada automática para um número pre configurado.

Acesso por impressão digital

Até para mais os mais novos, saber tantos códigos torna-se difícil. Por isso, pode ser prático ter um telemóvel que se desbloqueia por impressão digital.

Descubra a nossa gama completa de telemóveis e escolha o mais adequado!

PUB PUB