Smart TV: um computador com um grande monitor!

Smart TV: um computador com um grande monitor!

Apesar da revolução digital, a televisão continua a ocupar um lugar de destaque na maioria das casas. No entanto, a televisão não ficou parada e também ela evoluiu ao sabor dos tempos. Com uma televisão é possível ligar-se à internet, aceder a apps, navegar na web e muito mais. Para isso, precisa de uma smart TV.

O que é uma smart TV?

Uma smart TV é uma televisão que tem a capacidade de se ligar à internet. Continua a reproduzir os canais que recebe via satélite ou cabo, e pode também ligar-se à internet. Tal como num computador ou smartphone, é possível navegar na web. Ao fazê-lo, pode aceder a apps e fazer operações várias, visitar sites e aceder a serviços de TV em streaming, como o Netflix ou o Hulu.

Quais as vantagens de uma smart TV?

Ter a possibilidade de ver num aparelho maior uma série de conteúdos é uma das vantagens. Convenhamos que não é o mesmo ver a sua série preferida no smartphone ou num ecrã de TV. Mas esta não é a única vantagem!

Conveniente

No mesmo aparelho, pode ver todos os conteúdos que quiser. É verdade que os operadores de televisão oferecem uma grande variedade de conteúdos, mas nunca é o mesmo que as possibilidades que se abrem com todo o conteúdo que existe na web. O melhor é que pode fazer isso tudo, sem sair do seu sofá, nem mudar de controlo remoto.

Compatível com smartphones

É um clássico não saber onde está o controlo remoto! No entanto, a maioria das pessoas sabe sempre onde está o seu smartphone. Por isso, o melhor mesmo é usá-lo para controlar a sua televisão. Basta fazer download de uma app e já está. Simples!

Fácil de usar

Instalar uma smart TV não podia ser mais fácil. É só ligá-la à eletricidade e configurar a sua rede de internet, como fez no seu smartphone.

Fiável

Uma televisão comum pode ser transformada numa smart TV, através de aparelhos externos. No entanto, nunca será tão fiável pois pode comprometer a experiência com quebras de wi-fi. Uma smart TV liga-se por wi-fi de forma perfeita, garantindo uma visualização sem falhas nos conteúdos.

Permite “destralhar”

Em vez de ter uma série de aparelhos ligados à televisão, uma smart TV basta-se a si própria. Irá reduzir bastante o número de aparelhos na sua sala, e poupar na sua conta de eletricidade.

Navegar na web

Isto pode ser particularmente interessante em famílias ou convívios entre amigos. Em vez de estar tudo apertado à volta de um computador, a ver fotos das férias ou a mostrar a casa para onde se vão mudar, é possível fazer tudo isso na smart TV.

Apesar de todas estas vantagens, é importante saber que uma smart TV não tem o mesmo nível de proteção de um computador ou smartphone. Deve evitar aceder a homebanking ou fazer compras online. Deixe a sua smart TV para se entreter com os conteúdos online!

Qual a diferença entre 4K e Full HD?

Há imensa informação online acerca das características técnicas de uma televisão. Cada uma dessas características tem uma sigla associada que, para a maioria das pessoas, diz muito pouco. Para tornar tudo ainda mais confuso, nem todos os fabricantes usam as mesmas siglas, pelo que por vezes pode ser difícil estabelecer comparações entre aparelhos.
No que diz respeito ao 4K e Full HD, a questão resume-se à qualidade e nitidez da imagem.

A forma como a imagem chega às televisões é através de linhas verticais e horizontais.

Na interseção, fica o pixel, que transmite uma determinada cor através de uma lâmpada. Quanto mais linhas verticais e horizontais estiverem numa televisão, maior o número de pixeis e melhor a nitidez e qualidade da imagem.

O Full HD tem 1920 linhas verticais e 1080 horizontais. O que significa 2 milhões de pixeis, que compõem uma imagem.

O 4K quadruplica o número de pixeis.

Com 3840 linhas verticais e 2160 linhas horizontais, oferece cerca de 8 milhões de pixeis. Mais pixeis, melhor imagem. O 4K é também designado por Ultra HD, pelo que pode encontrar essa mesma sigla nas características da televisão.

As televisões com maior definição só apresentam melhor qualidade de imagem quando a transmissão está a ser feita com essa definição.

E quando o programa transmitido foi gravado com essa definição. Se estiver a ver um filme clássico ou um jogo de futebol antigo, não vai notar grande diferença. Mas nos programas recentes, e nos canais que transmitem com alta definição, vai sentir que está no cinema! Junte umas pipocas e aprecie a beleza da definição.

Conheça a nossa oferta de televisões, e consulte os nossos colaboradores da Box, para escolher a televisão certa para si.

PUB PUB