O que é o 5G e o que vai trazer à nossa vida

Tem-se falado muito acerca da nova rede 5G. Que é algo que vai transformar a forma como acedemos a informação nos nossos aparelhos, mas não só. O que é afinal o 5G? E como vai afetar as nossas vidas?

O 5G é uma rede móvel mais rápida e com o potencial de transformar a internet.

Para ter uma ideia, a sua capacidade será 100 vezes superior à do 4G. Isto significa, por exemplo, aceder muito mais rapidamente a um conteúdo no seu smartphone. Mas também a porta de entrada para um admirável mundo, como os carros autónomos e as casas inteligentes.

Em relação aos carros autónomos, estes precisam de acesso contínuo à internet.

Assim, quanto mais rápida for a rede, mais seguros serão os carros autónomos. E com mais segurança, mais soluções passarão a existir. Já pensou o impacto que os carros autónomos podem ter, em relação à forma atual como nos movemos?

Um outro exemplo é o das casas inteligentes.

Uma ligação mais rápida e potente irá permitir uma melhor conexão dos vários aparelhos entre si. O que irá permitir transformar a sua casa num grande computador!

A internet of things (IOT), onde se incluem as casas inteligentes, é a área que mais irá beneficiar do 5G.

Assim, vai haver novas e mais fáceis formas de contactar a sua família e amigos, chamar os serviços de emergência ou navegar na web. Mas também da indústria ser mais eficiente e inovadora na forma como produz e entrega os seus produtos.

Outra das vantagens é uma maior personalização da experiência online, permitindo obter mais facilmente o que precisa, quando precisa. Embora, obviamente, existam questões éticas e de privacidade a ter em conta.

Para quando está previsto o lançamento do 5G?

Em termos mundiais, nos finais de 2019, com os EUA a querer tomar a dianteira, na corrida com a China. No entanto, não se espera que consiga ultrapassar as redes 3G e 4G tão cedo. Isto acontece porque a largura de banda exigida para o 5G obriga à criação de novas infraestruturas, com os óbvios custos associados. Além disso, as empresas fornecedoras deste serviço terão de rever os seus níveis de serviço e parcerias com outras empresas, por forma a conseguir dar resposta.

O 5G vai chegar. E com ele, vai mudar a forma como nos ligamos uns aos outros e às máquinas que nos rodeiam.

PUB PUB