O que saber na escolha de um powerbank

Os powerbanks ajudam-no a estar sempre ligado, em qualquer lugar e momento, sem precisar de procurar por uma tomada elétrica. Mas como escolher o powerbank indicado para o seu telemóvel? E quais os cuidados a ter para máxima eficácia? É isso que vamos ver neste artigo.

Capacidade de carregamento

Um dos pontos importantes na escolha de um powerbank é a capacidade de carregamento. Em suma, quantas vezes conseguirá carregar a bateria do seu telemóvel com o powerbank. Para saber isso, é preciso compreender um conceito primeiro, o mAh.

mAh significa Mili Amperes por hora. Este valor é o que se encontra indicado na informação técnica do powerbank e que ajuda a calcular qual é o mais indicado para si.

Este valor é a capacidade física da bateria que está dentro do powerbank, para uma voltagem de 3.7V. No entanto, o USB tem uma voltagem de 5V, o que significa que a corrente que passa tem de ser convertida.

Vamos a um exemplo prático.

Se tiver um powerbank com 10.000 mAh e um telemóvel com 6.500 mAH, o powerbank deveria carregar o telemóvel cerca de 6 vezes. No entanto, como a voltagem do USB é superior, na realidade, a capacidade de carregamento é inferior. Além disso, há ainda perdas de conversão, muitas vezes não mensuradas. E outros fatores que influenciam a capacidade.

Assim, não é possível saber exatamente qual o número de vezes que consegue carregar o seu telemóvel com um determinado powerbank, pois dependerá de diversos fatores (até da temperatura exterior).

Regra geral, poderá considerar uma perda de capacidade na ordem dos 25 a 30%, para calcular a capacidade que pretende para o seu powerbank. Desta forma, estará mais próximo da realidade.

Cuidados a ter com o powerbank

Para que dure bastante tempo, conheça alguns cuidados essenciais a ter com o seu powerbank.

Use só quando precisa

Se está em casa ou tem acesso a uma tomada elétrica, opte por esse carregamento. O powerbank é só para exceções e urgências.

Evite temperaturas extremas

Já vimos que a temperatura afeta a capacidade, por isso evite ter o powerbank em calor ou frio extremos.

Carregue-o sempre totalmente

Quando precisar de ser carregado, faça-o sempre totalmente.

Evite os impactos

Como qualquer aparelho eletrónico, não gosta de impacto. Considere ter uma capa de espuma para o proteger em caso de queda.

Conheça a nossa gama de powerbanks, que inclui uma referência Qilive recomendada pela DECO.

PUB PUB