Como escolher um monitor – Requisitos técnicos a ter em conta

Escolher um monitor para computador pode ser mais ou menos complicado, conforme o nível de necessidade e sofisticação que tenha. Assim, vamos deixar alguns requisitos técnicos que deve considerar, para que a escolha do monitor vá ao encontro do que pretende.

Alguns requisitos técnicos na escolha de um monitor

Taxa de atualização

Como o nome indica, a taxa de atualização é a velocidade na qual a imagem é atualizada. Quanto mais rápida, melhor serão processadas as atualizações, ficando a imagem mais suave e nítida. Esta taxa é medida em hertz (Hz).

Assim, dependendo da utilização que for dar ao monitor, poderá necessitar de uma taxa maior ou menor. Por exemplo, um monitor para computador para um uso normal bastará ter uma taxa de atualização de 60 Hz. No entanto, se o fim é passar horas em jogos movimentados, e ter uma boa experiência de jogo online, então precisará de uma maior taxa de atualização, que acompanhe os movimentos rápidos na imagem.

Tempo de resposta

Este parâmetro está relacionado com o anterior, medindo o tempo que um pixel demora a mudar de cor. Assim, só é possível atualizar a imagem com qualidade se os pixeis mudarem de cor rapidamente.

Gama de cor

A gama de cor é a quantidade de cores que o monitor é capaz de reproduzir. Esta questão é bastante complexa tecnicamente, e muda de uma tecnologia para outra. E é a gama de cor que permite distinguir imagens reais de imagens artificiais.

Naturalmente, quanto maior for a gama de cor que o monitor consegue reproduzir, melhor será a nitidez e o detalhe da imagem.

Taxa de Contraste

O contraste dá-se com a diferença entre as cores mais claras e as mais escuras. Nomeadamente entre o preto mais escuro e o branco mais claro. Assim, quanto maior a taxa de contraste melhor será a imagem, pois a profundidade entre claros e escuros serão maiores.

Taxa de Brilho

O brilho mede o branco mais brilhante que o monitor consegue reproduzir. É também chamada de luminância. O que importa considerar é a forma como pode controlar essa luminosidade pois, na maioria das vezes, ela será forte demais para ser confortável.

Veja também alguns conselhos mais simples na escolha de um monitor que o irão ajudar a decidir. E os nossos colaboradores em loja terão todo o gosto em o ajudar a selecionar o monitor para computador que faz mais sentido para si.

PUB PUB