Portátil e notebook: descubra as diferenças

É comum pensar-se que um computador portátil é o mesmo que um notebook, pois têm um design semelhante. No entanto, para nomes diferentes, funções diferentes, e este caso não é exceção.

Descubra as diferenças entre portátil e notebook

Peso e função

Os portáteis são mais pesados que os notebooks. Em média, um portátil pesa entre 1,8 e 3,6 kgs, enquanto que um notebook pesa abaixo de 2,3 kgs. A questão do peso acaba por determinar todas as outras. Assim, o peso de um portátil é superior porque o ecrã é tendencialmente maior e também porque tem mais componentes.

Relativamente à função, os portáteis foram criados para substituírem os computadores desktop. Quando foram lançados, eram mais lentos e não ofereciam tantas funcionalidades. Hoje em dia os portáteis são tão, ou mais, potentes que os computadores desktop e substituem-nos por completo.
Já os notebooks foram desenhados para um uso pessoal. São ótimos para navegar na internet, ver filmes e jogar.

Ecrã

Os ecrãs dos portáteis variam geralmente entre as 10 e as 20”. Já os notebooks são, tradicionalmente, do tamanho de um caderno pelo que geralmente mais pequenos. No entanto, existe uma enorme diversidade de tamanhos.
Quanto à qualidade dos ecrãs, não há diferenças. E a resolução há para todos os gostos, em ambas as opções.

Memória e processamento

Como já referido, os portáteis pretendem substituir os computadores desktop. Assim, a memória e capacidade de processamento são elevadas, muito embora tenha de ser um portátil de topo para oferecer o mesmo desempenho.
Já o notebook é menos competente nestas matérias, também porque não foi desenhado para esse fim. O seu uso simplesmente não requer tanta capacidade de processamento ou memória.
Adicionalmente, no portátil existe sempre a possibilidade de melhorar o equipamento. Por exemplo, adquirindo memória adicional ou um melhor processador. Já no notebook tal não é possível, sendo aparelhos sem possibilidade de fazer upgrades.

Autonomia da bateria

Em princípio, a autonomia dos portáteis duraria mais tempo. No entanto, tal acontece somente nos portáteis de topo, mais bem equipados. Assim, um portátil médio poderá ter uma autonomia inferior à de um notebook. Claro que a autonomia também está muito ligada à atividade. Por exemplo, se usar para jogar, essa atividade dispende mais bateria do que navegar na web.

Dependendo do fim a que se destina, pode fazer mais sentido escolher um ou outro. Avalie bem as características e conheça a nossa oferta de portáteis e notebooks.

PUB PUB