Portátil ou computador desktop – qual o melhor para mim?

Os computadores portáteis têm vindo a ganhar adeptos em relação aos desktop, muito pelo facto de poderem ser facilmente transportados. No entanto, esse não é o único fator a considerar. Vamos ver prós e contras de cada tipo de computador?

Como escolher entre portátil e desktop

Portabilidade

Comecemos pelo mais óbvio, a facilidade de transportar. O laptop ganha aos pontos e é a razão número 1 para ser escolhido por tantos.
Embora os desktop já sejam mais pequenos, terá sempre de transportar a unidade principal e os periféricos, como o monitor, teclado, rato e os cabos de alimentação.

Periféricos

O portátil já traz tudo incluído – monitor, teclado e rato. Se isso pode parecer uma vantagem, pense que precisa de trabalhar todo o dia ao computador. Um monitor de pequena dimensão, um teclado mais apertado e um rato embutido não serão as melhores opções para muitas horas de trabalho, ou estudo, num computador.
Por outro lado, ao escolher um desktop, poderá selecionar cada periférico à sua medida – o monitor que vai ao encontro do tipo de trabalho que executa, o teclado certo para a sua posição de mãos e o rato do tamanho ideal para si.

Possibilidades de atualização

Os laptops oferecem uma possibilidade de atualização inferior à dos desktops. Assim, o seu espaço limitado não permite colocar peças adicionais, limitando a melhoria da sua capacidade a memória RAM e um novo disco.
Pelo contrário, um desktop permite colocar todo o tipo de melhoramentos. E inclusivé construir um computador à medida dos requisitos técnicos pretendidos, com menor investimento. No entanto, também aqui os desktops estão a fazer um caminho semelhante ao dos laptops, com muitas peças já a serem soldadas, sem permitir a sua troca.
De qualquer modo, e dependendo da importância que dá à possibilidade de atualizar ou personalizar o seu computador, veja qual a melhor opção.

Potência e consumo energético

Os portáteis consomem menos energia, por terem peças mais pequenas. Assim, se tem preocupações ambientais e/ou com a fatura da eletricidade, este ponto poderá ser determinante.

Especificações técnicas

Mesmo o melhor dos portáteis terá especificações técnicas inferiores, relativamente ao melhor dos desktop. O espaço interno, que permite maior capacidade, associado à maior potência, faz com que o desempenho dos componentes seja melhor, sem sobreaquecer o equipamento.
Se procura o melhor dos computadores, o desktop será certamente a opção mais indicada.

Conheça as nossas opções de computadores portáteis e desktop.

PUB PUB