Antes de mais, do que falamos quando mencionamos iOS e Android? Ambos são sistemas operativos que correm em smartphones e tablets. Ou seja, o software que os faz funcionar, gerir a sua memória, guardar ficheiros, fazer operações, etc.
Antes de optar por um ou outro, saiba que é quase uma escolha para a vida.
Por exemplo, quando usa aplicações, e algumas são inclusivé compradas, se mudar de sistema operativo, irá perder a informação e mesmo a licença. Assim, escolher o que faz sentido para o seu caso deve ser bem ponderado.
Embora os sistemas operativos tenham a mesma função, são diferentes entre si.
Mas também têm as suas semelhanças.
Origem
Quem desenvolve e mantém estes sistemas operativos são duas empresas. O iOS é da Apple, a empresa que vende o iPhone, iPad, Mac, para dar alguns exemplos. Já o Android é da Google, mais famosa pelo seu motor de busca.
Preço
A Apple posiciona-se na franja mais alta de preço, em cada categoria. Assim, no geral, e quando comparar produtos com semelhanças técnicas, os aparelhos da Apple deverão ter um preço mais elevado. Aqui entram outros fatores, como o design, uma imagem de marca da Apple, ou a facilidade de utilização.
Aplicações
Neste momento, existem mais aplicações para smartphone e tablet em Android do que em iOS. Isto acontece porque é mais fácil, para os programadores, desenvolverem apps para Android. No entanto, é comum as apps saírem primeiro em iOS, porque os programadores conseguem ter maior retorno imediato.
Hoje em dia, as principais apps têm versões para ambos os sistemas operativos.
Segurança
A segurança é uma das preocupações de muitos utilizadores que, cada vez mais, usam o seu telefone para operações mais complexas e confidenciais.
O iOS recebe atualizações de segurança e correção de bugs de forma periódica e regular, sendo válidas para os modelos mais antigos. Já o Android não oferece a mesma capacidade de atualização, pelo que as versões mais antigas podem ter algumas questões de segurança e erros.
Personalização
Os clientes iOS estão habituados ao visual e às funcionalidades da Apple. Agradável, fácil de usar e intuitivo. Mas o Android permite um nível de personalização maior, abrindo o sistema a muitos widgets, que alteram completamente o funcionamento e visual de cada aparelho.
Em suma, não há um sistema operativo melhor do que outro. Têm as suas semelhanças e as suas diferenças e, dependendo do utilizador, um poderá ser mais adequado do que outro.
Conheça as nossas opções de smartphones e tablets e converse com um dos nossos colaboradores para perceber a melhor escolha para si.