Como poupar com uma máquina de lavar louça

Fazer uma carga completa de louça na máquina é mais eficiente do que lavar à mão. Por outro lado, a maioria do consumo energético está no aquecimento da água, representando cerca de 60% do consumo.
Assim, está mais do que comprovado que uma máquina de lavar louça representa uma poupança de energia e de água significativas. Mas será que é possível ser ainda mais eficiente?

Veja como poupar com uma máquina de lavar louça

Sem passar pelo lava-louças

Retire os restos de comida da louça e coloque diretamente na máquina de lavar louça. Pode usar uma escova ou esponja. Desta forma, estará a reduzir drasticamente o consumo de água. Bom para o ambiente e bom para a carteira!

Só carga máxima

Não coloque a máquina a lavar se não está cheia. Aproveite toda a energia e água necessárias para a lavagem, para lavar o máximo de louça de uma vez só.

Secar ao ar

Ao deixar a louça secar ao ar, estará a poupar a energia de aquecer o ar dentro da máquina. Basta abrir a porta quando o ciclo de lavagem terminar e desligar a máquina.

Mais novos, mais eficientes

As máquinas de lavar louça mais recentes são mais eficientes. Por isso, se tem uma máquina velhinha, trocar por uma com menor consumo pode ser um ótimo investimento a prazo.

Ler as instruções

Usar uma máquina de lavar louça é tarefa simples. No entanto, pode haver dicas de utilização para maior eficiência. Leia as instruções e veja como tirar máximo partido da eficiência da sua máquina.