Como poupar energia em casa

Os eletrodomésticos são os nossos melhores amigos em casa mas, claro, a eles vem associada uma fatura da eletricidade. Ora tanto a nível financeiro, como a nível ambiental, faz sentido pensar como podemos poupar energia nos nossos eletrodomésticos. Algumas ideias são para o dia-a-dia, outras serão para considerar em decisões de longo prazo.

Ideias para poupar energia nos eletrodomésticos de casa

Cuidados com a lavagem de louça

Coloque uma temperatura mais baixa no ciclo de lavagem. Se necessário, passe a louça por água ou retire melhor os resíduos antes de colocar na máquina.
Coloque a lavar somente quando a máquina está cheia. Se tem uma tarifa diferenciada, aproveite o período com custo menor, geralmente à noite.
Finalmente, se for possível, desligue a máquina no momento do ciclo de secagem e deixe secar ao ar.

Poupar também na roupa

Coloque a lavar somente com carga máxima. Escolha as temperaturas mais baixas, mesmo que o ciclo seja mais longo, pois aquecer a água é a tarefa que consome maior energia.
Quando possível, coloque a roupa a secar ao ar, em vez de usar a máquina de secar.

Dicas para o frio

Ajuste a temperatura do frigorífico à época do ano. Por ex, no inverno poderá aproveitar o facto de estar mais frio para selecionar uma temperatura mais alta. Desta forma, irá consumir menos energia para refrigerar.
Adicionalmente, mantenha sempre o frigorífico cheio, pois será mais fácil de manter a temperatura. Pode colocar garrafas de água quando estiver menos recheado.

De 6 em 6 meses limpe o frigoríco todo, incluíndo o congelador. A localização do frigorífico também importa – se puder, coloque-o num local mais fresco e bem ventilado.

Quando guarda sobras de refeições, garanta que arrefecem antes de as colocar no frigorífico, para não exigir um esforço adicional de arrefecimento.

Desligue tudo

Os aparelhos que não precisem de estar ligados, mantenha desligados. O modo standby consome menos energia, mas não deixa de o fazer.

Configure as definições energéticas

Nos computadores, pode configurar o monitor para se desligar ao fim de um tempo, ou mesmo o disco. Mesmo que o faça, durante a noite mantenha tudo desligado.

Use só o que precisa

Em alguns aparelhos, como aquecimento ou cobertor elétrico, pode bastar ligar um pouco para aquecer a divisão ou a cama. Esse conforto poderá ser suficiente e ao desligar assegura que não fica a consumir mais energia.

PUB PUB