Junte-se à moda de fazer pão

Embora não tenha sido pelos melhores motivos, foram muitos os que aderiram à moda de fazer pão, no último ano. E compreende-se porquê! Fazer pão pode ser terapêutico, aprende-se uma nova competência, deixa um cheirinho imbatível em casa e, a melhor parte, permite comer pão quentinho, acabado de sair do forno!

Mas e se podermos ter as vantagens de fazer pão em casa, sem tanto trabalho? É aí que entra a máquina de fazer pão. E embora usar a máquina seja bastante fácil, algumas dicas podem elevar a qualidade do seu pão. E impressionar até os “pãozófilos” mais convictos!

5 dicas para fazer pão na máquina

  1. Comece pelo seguro
    Se nunca fez pão, compre uma mistura de farinhas para fazer pão na máquina. E faça uma receita da máquina, cumprindo os passos. É a melhor forma de começar a perceber o processo, para se arriscar a fazer diferente.
  2. Cuidado com os substitutos
    As farinhas não são todas iguais. Se trocar farinha de trigo por centeio, a quantidade usada não é necessariamente a mesma. Assim, procure receitas com as farinhas que quer usar, e cumpra com os ingredientes e quantidades.
  3. Espreite a massa
    Abra a tampa depois de 15 minutos para ver se está a correr bem. Se vir que a massa está muito seca, pode juntar água. Se estiver muito húmida, junte farinha. Com o tempo vai perceber a consistência certa.
  4. Use a máquina só para amassar
    Esta dica é para quando quiser ter maior controlo sobre o processo de preparação e cozedura do pão. A máquina trata de amassar, e depois pode fazer preparativos finais e colocar a cozer num forno convencional. Por exemplo, pode fazer bolinhas, um formato de pão diferente, alguns cortes no pão para fazer formas ou até polvilhar com farinha para um efeito bonito.
  5. Atenção à temperatura
    Embora a máquina regule a temperatura, a temperatura ambiente também influencia o crescimento da massa. Assim, se a casa estiver muito fria, a massa pode não crescer o suficiente. Considere envolver a máquina de fazer pão num cobertor, ou colocá-la num ponto mais quente da casa, para ajudar a aquecer.

Tudo a postos para começar a ter pão quente em casa? Descubra esta máquina de fazer pão e ponha mãos na massa!

PUB PUB