Factos curiosos sobre café

Factos curiosos sobre café: Descubra!

O café faz parte da rotina dos portugueses. A forma mais tradicional de o beber é num expresso. A famosa bica ou cimbalino, dependendo da região do país onde nos encontremos!

E aqui começa logo uma das curiosidades – sabe porque se chama bica ou cimbalino?

Há uma história que diz que bica era um acrónimo para Beba Isto Com Açúcar. Mas não passa de um mito! Na verdade, o nome pegou porque as máquinas de café têm uma espécie de bica na ponta, como se fosse de uma fonte de água. E daí a começar a chamar bica foi um saltinho.

Quanto ao cimbalino, o nome também deriva das máquinas, neste caso de uma marca italiana de nome Cimbali. Uma referência para os melhores expresso da época.

A oferta de máquinas e utensílios de café dão para todos os gostos.

Tal como os sabores, a gramagem ou as combinações. Talvez não pense muito acerca do café, quando o consome. Sabe-lhe bem e isso é suficiente.

Mas se for um amante de café, ou coleciona factos gerais, vai gostar de descobrir estes factos curiosos sobre café!

A sua origem

O café vem originalmente da Etiópia, das suas terras altas. Reza a história que um pastor notava que o seu rebanho ficava muito agitado, quando comia certas bagas. Resolveu experimentar também e sentiu-se mais revitalizado. A história chegou aos ouvidos de um monge, que começou a ferver as folhas e beber a infusão, para rezar sem sucumbir ao sono.

Nem sempre foi consensual

O café é um estimulante e houve períodos da nossa história em que isso não era muito bem visto. Principalmente nos países mais religiosos. No séc XVI foi inserido em Veneza, mas era proibido aos cristãos, por estar conotado com a religião de Maomé. Foi preciso o Papa Clemente VIII provar para libertar os cristãos aos prazeres de beber um bom café.

Para as Américas, vindo da Europa

Foram os europeus que levaram os primeiros grãos para o continente americano onde, após algumas experiências falhadas, se encontrou um terreno fértil para o seu cultivo no Brasil. É hoje o maior produtor de café.

O café não desidrata

Muitas pessoas pensam que o café é diurético. No entanto, a não ser que seja consumido em doses massivas, a quantidade que o corpo expele é a mesma que consome. Nem mais nem menos.

O cinto de café não é mesmo um cinto

Em inglês, coffee belt é a região à volta do Equador onde o café pode ser cultivado.

A torrefação de café não influencia a dose de cafeína

A dose de cafeína está relacionada com o tipo de grãos usados (na sua origem arábica ou robusta) e com o rácio de água no café.

O café cresce num fruto

O café cresce num arbusto, dentro de uma baga. Por isso, podemos dizer que é um fruto.

O segredo da espuma

Um café perfeito está intimamente ligado à sua espuma. O café torrado retém dióxido de carbono. Quando é moído, o gás é libertado, e quando se junta água quente, essa libertação é ainda mais rápida. A espuma é resultado disso! E porque é tão importante? Porque liberta o sabor, que estava preso no dióxido de carbono.

Overdose de café é possível?

Sim, é. Mas teria de beber mais de 100 chávenas de café!

Agora que sabe estes factos curiosos sobre café, pode apreciar ainda mais este ritual. Em casa, com a ajuda de uma máquina de café. Vamos beber um cafezinho?

PUB PUB