A utilização do vapor para cozinhar é uma técnica com séculos de história.
E não é por acaso. Os alimentos não entram em contacto com mais nenhum elemento, para além do vapor da água. Assim, cozinhar a vapor permite um tipo de confeção com muitas vantagens.
Conheça alguns benefícios de cozinhar a vapor:
- Os alimentos preservam os seus nutrientes. Por não entrarem em contacto com água, as propriedades nutricionais permanecem intactas
- Permite-nos uma alimentação mais saudável. Ao deixar de utilizar gorduras, na confeção, não adicionamos mais calorias aos alimentos
- Facilita a digestão dos alimentos. Por serem confecionados a vapor, o nosso organismo metaboliza melhor os alimentos
- Alimentos com mais sabor e apetite appeal. Durante a confeção, os alimentos não perdem, nem ganham água. Assim, sofrem poucas alterações, em relação ao estado original. Consegue-se preservar melhor o sabor e, visualmente, não se transformam tanto. O que torna o empratamento mais irresistível aos olhos!
- Menos odores. Cozinhar a vapor reduz os odores, mantendo o ar mais agradável
- Mais rápido e acessível. Pode cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de cozedura e a louça para lavar
- Mais amigo do ambiente. A comida começa a ser cozinhada de imediato, não necessitando de tempo para aquecer água ou forno. Ao reduzir o tempo de cozedura, irá estar a reduzir o consumo energético
Receitas para cozinhar a vapor
Deixamos duas sugestões de receitas da nossa rubrica Vida Saudável, para experimentar esta forma de cozedura.
Se não tem uma panela específica para cozinhar a vapor, pode improvisar: use um escorredor de alimentos de metal, coloque os ingredientes que pretende cozer no interior, e depois pouse o escorredor sobre uma panela de água a ferver. A base não deve estar em contacto com a água. Tape e vá controlando a cozedura. Se foram poucos ingredientes também pode optar pelos cestinhos japoneses que resultam muito bem com massas de arroz.
Como adicionar sabor aos cozinhados a vapor?
O clássico
Deite os vegetais numa mistura de azeite, pimenta preta moída e sal, antes de cozinhar ao vapor.
Com ervas
Junte ervas frescas – salsa, rosmaninho, manjericão ou tomilho – enquanto leva os vegetais a cozer a vapor. Retire as ervas antes de servir.
Com limão
Coloque raspa de limão sobre os vegetais, ou sumo ou rodelas à água que é colocada por baixo. Fica ótimo com brócolos, feijão verde e abóbora.
Um pouco doce
Junte vinagre de vinho tinto ou balsâmico, para realçar o sabor dos vegetais, antes de os cozer. Funciona bem com cenouras e batata doce.
Um toque exótico
Coloque vegetais asiáticos numa mistura de óleo de sésamo, pimenta branca e um pouco de molho de soja antes de cozer.